Fugas - restaurantes e bares

  • Dário Cruz
  • Dário Cruz
  • Dário Cruz

A nova esplanada do coração de Lisboa

Por Luis J. Santos ,

Subitamente, no Inverno lisboeta, renasce uma esplanada num cotovelo do Parque Eduardo VII e que se espraia na cobertura de um edifício do Metro. Eis a urbaníssima Sétimo.

Um olho espreita o verde do parque, outro a linha de edifícios ao longo da Fontes Pereira de Melo. O ilustre Marquês de Pombal ergue-se nos ares logo ali a um passo. Lá em baixo, aos nossos pés, corre o tráfego imparável. Estamos na nova estrela das esplanadas lisboetas, a Sétimo, que acaba de nascer, num cotovelo do Parque Eduardo VII e em pleno Inverno (soalheiro, mas Inverno...), na cobertura de um edifício do Metro de Lisboa. Ou renascer, que no local já tinha existido outra experiência, embora sem relação com a nova identidade.

Sóbria e completamente ao ar livre, quer acolher-nos, por agora, entre um e outro raio de sol, entre parque e cidade. Mas, garantem-nos, a aposta é tornar-se uma "das melhores esplanadas de Lisboa" com a promessa de uma Primavera e Verão repletos de animação, entre eventos, workshops ou DJs. As grandes atracções passam por um visual global cuidado, uma rica ementa onde não faltam dezenas de propostas para alegrar as papilas (entre muitos petiscos e acepipes, conservas e torricados) e uma banda sonora escolhida a dedo. E a expectativa de se tornar um portal para um potencialmente "novo" Parque Eduardo VII.

A esplanada espraia-se pela cobertura, com um jardim de pedrinhas central, mas fica ao nível do jardim. Em redor, mesas e cadeiras, tudo em tons neutros, muros branquinhos que servem de assento, alguns chapéus protectores - bem presos, que o vento pode não perdoar. E, a um canto, um quiosque de serviço. Quanto ao conceito, fique a saber-se que "não é uma daquelas ''esplanadas para turistas'", segundo Filipa Saraiva, proprietária da concessão do local. "Toda a gente é bem-vinda mas é um espaço pensado para receber bem os clientes portugueses", resume, sublinhando os "preços justos". E acrescenta: "Além, claro, de mostrar a quem vem de fora o melhor que temos no país" e "contribuir também para a transformação da forma como os lisboetas vivem o parque" - onde, assinale-se, só existe, por ora outra esplanada, a do restaurante Botequim do Rei.

Nome
Sétimo - Esplanada e Café
Local
Lisboa, São Sebastião da Pedreira, Av. Sidónio Pais, n.º 1 (Cobertura do Edifício). Entrada também pela Fontes Pereira de Melo e Parque Eduardo VII
Telefone
213522036
Horarios
Todos os dias das 09:00 às 19:00
Todos os dias das 09:00 às 19:00
Website
http://www.esplanadasetimo.com/
--%>