Fugas - restaurantes e bares

  • Chef Pedro França
    Chef Pedro França Nelson Garrido
  • Nelson Garrido
  • Nelson Garrido
  • Nelson Garrido
  • Nelson Garrido

Continuação: página 2 de 2

Um novo motivo de encanto para a histórica Ribeira

Muito bem conseguida também a interpretação sobre o popular arroz de frango (13 euros). Arroz gordo e de grão solto a envolver-se com ervilhas, cubinhos de cenoura e aroma de trufa. Sabores, cores e cheiros que despertam memórias e aguçam o apetite, a mostrar que o requinte culinário nem sempre exige produtos raros e técnicas complicadas e pode muito bem rimar com as coisas simples e populares.

A mesma evocação dos ambientes campesinos com as migas da Lousã que acompanharam as plumas de porco preto (12,50 euros). Pão migado, grelos e feijão fradinho com delicioso sabor da ruralidade e a deixar a ideia que poderia ainda refinar-se com a envolvência de uns pinguinhos suplementares de bom azeite. Bebeu-se, nesta última fase, o interessante Vinha Paz 2010, um tinto com a força e elegância do Dão e aromas que evocam os ambientes de pinhal e ervas frescas. O tal requinte das coisas simples e naturais.

A competência e versatilidade da cozinha foram ainda comprovadas com a tarde de maçã com creme e espuma de vinho do Porto (4,50 euros) e a torta de Azeitão (5,50 euros), acolitada com um saboroso gelado de canela e frutos silvestres.

Para lá do apuro e rigor no trato culinário, é de realçar o apego ao receituário tradicional, aqui e ali mesclado com pratos e produtos de concepção mais contemporânea. Uma opção que parece ser a aposta pessoal de Pedro França, um cozinheiro com um currículo onde ostenta a passagem pelos fogões do Porto Novo, no Porto Sheraton, e do Vidago Palace.

Aos méritos da carta, o Forno Velho tem também o aliciante de um menu diário, mais simples e a preço convidativo (12 euros). Inclui entrada/sopa, sobremesa e a opção entre dois pratos, que no dia da visita da Fugas constavam de feijoada de lulas e camarões ou costelinhas com arroz e legumes. Numa anterior visita tínhamos já provado um guloso arroz de grelos com panadinhos de sardinha. Bom e igualmente muito popular.

Com uma cozinha elaborada e com toques requintados, preços sensatos e ambiente elegante e convidativo, este Forno Velho bem pode somar-se ao já vasto conjunto de encantos da histórica Ribeira.

Nome
Forno Velho
Local
Porto, Cedofeita, Rua do Infante D.Henrique, 1
Telefone
220965786
Website
http://www.carrishoteles.com/pt/
Cozinha
Trad. Portuguesa
--%>