As aventuras de Manuel continuaram, com a abertura de um outro restaurante, o 5 do 10, na Avenida 5 de Outubro (que entretanto fechou) e com este da Rua do Alecrim, em 1999. Depois veio outra reviravolta com o desafio de abrir um restaurante em Angola. "Fui a Luanda para dizer que não", conta. "Mas em Fevereiro de 2008 disse que sim. E ainda não abriu." Entretanto, largou o espaço da Rua do Alecrim, que perdeu clientela e "ganhou má fama".
Agora, Manuel Martins está de volta. O restaurante reabriu no dia 19 de Março, o espaço tem uma decoração sóbria e de bom gosto, com uma zona de mesas altas à entrada, uma sala intermédia, e uma outra (que recomendamos, se houver lugares) ao fundo, com uma enorme janela a ocupar toda uma parede, por onde entra a luz e os sons do Chiado ao fundo.
A ementa ainda é curta, diz o dono, mas vai aumentar. Os sabores são sempre os alentejanos, o peixe ou é bacalhau (que é o que todos os clientes espanhóis e brasileiros pedem) ou está nas sopas de tomate ou de coentros, por exemplo. Em breve surgirão outras especialidades como a sopa da panela - "é um cozido, mas fica mais suave, normalmente numa casa rica tem um bocadinho de borrego, porco e uma chouriça, e é muito aromática porque tem muita hortelã, e leva as partes que mais sabor transmitem ao caldo".
São quase três e meia da tarde e somos os últimos na sala, gozando o sol ainda tímido que entra pela grande janela. É tempo de nos despedirmos de Manuel Martins, mas prometemos voltar. Quando for a época do tomate bom, claro, ou então para um prato de silarcas, esses cogumelos bravos que, diz Manuel, "são comida do Além".
- Nome
- Charcutaria Lisboa
- Local
- Lisboa, São Paulo, Rua do Alecrim, 47
- Telefone
- 213460672
- Website
- http://www.restaurantecharcutaria.com
- Preço
- 30€
- Cozinha
- Alentejana