Fugas - restaurantes e bares

  • Fernando Veludo/nFactos
  • Fernando Veludo/nFactos
  • Fernando Veludo/nFactos
  • Fernando Veludo/nFactos
  • Fernando Veludo/nFactos
  • Fernando Veludo/nFactos

«Ciao Itália!», o aperitivo chega à Baixa do Porto

Por Andreia Marques Pereira ,

Um bar com conceito de clube, onde o aperitivo é arte e mote e a Itália um estado de espírito. É verdadeiramente um negócio de família, O detalhe: no Esse Baixa, o petisco faz parte da festa, havendo a possibilidade de acrescentar um euro ao preço da bebida para petiscar em regime bufete.

Tivéssemos ido um dia mais tarde e chegaríamos a meio de um italianíssimo ritual que agora se celebra em pleno centro do Porto - em nome das broschettas, dos cocktails e da música santamente despreocupada: o aperitivo é liturgia que no Esse Baixa (leia-se como a letra “s”, se possível com uma entoação italiana) se celebra com crença absoluta.

Ou não fosse o sacerdote-mor um romano convicto que na Invicta assentou arraiais por um amor que nasceu em Ibiza e floresce entre a Foz e a Baixa, desde que Paolo Santini e Joana Barros encontraram o espaço ideal para concretizar um projecto a meias: a música vem do lado dele, antigo DJ numa rádio em Roma; de Joana vem o gosto pela composição de espaços - é designer de interiores.

O Esse Baixa, bar, é a criação deles e aposta tudo num “estilo de vida moderno”, no qual o lazer não tem de ser ortodoxamente noctívago e pode começar a ser desfrutado logo a seguir ao trabalho - que é como quem diz, ao final da tarde. Tal não significa, porém, que não tenha uma costela nocturna: “Este é um bar com conceito de clube”, resume Paolo.

E aqui estamos nós, nessa altura em que o dia passa a noite (não visualmente: por estes meses sabemos que a noite entra pelo dia), em que lojas se fecham e escritórios se esvaziam - não o dizemos à toa, uma vez que “as pessoas que trabalham aqui à volta” são o público-alvo deste bar, diz Joana. São 19h30 e só não entramos no Esse Baixa para o aperitivo porque, por enquanto, o aperitivo apenas acontece às sextas e sábados. Nós chegamos numa quinta-feira, a primeira do resto da vida do Esse Baixa, que foi inaugurado a 9 de Novembro, e o aperitivo que se prepara é “encomendado” - reservas.

O aperitivo-feito-bandeira-do-bar (é Joana quem o afirma: “o nosso enfoque são os produtos italianos e o conceito de aperitivo”) é o petisco que é servido com a bebida - ao estilo tapa na sua versão mais tradicional: quando é grátis. Aqui o aperitivo oficial é servido em buffet e funciona de forma ligeiramente diferente - ao preço da bebida acresce um euro para quem quiser petiscar. “Pastas, saladas, broschettas, sobremesas...”, descreve Joana, “à discrição”. Nos outros dias, quem quiser petiscar, escolhe à carta, com a certeza de ter especialidades italianas nos salgados e portuguesas nos doces. Mais do que isso, certeza de que irá comer comida de la mamma ou da mãe, como preferirem: as mães são não só consultoras como, neste momento, pelo menos, as mãos esquerda e direita desta cozinha.

É um verdadeiro negócio de família, portanto, este Esse Baixa que abriu em pleno caos da Rua das Oliveiras - as obras duram há meses, a conclusão está marcada para Dezembro. “Vai valer a pena”, dizem, “os passeios vão ficar mais largos”. Por enquanto o passeio é quase inexistente e mal se tem espaço para olhar as fachadas com olhos de ver - o Esse Baixa tem um quadro de lousa à porta e uma luz esbatida que vem do interior através de janelões que dão uma espécie de transparência ao espaço. A esta hora, é de dentro para fora; durante o dia é ao contrário. Entramos como se tivéssemos encontrado um porto de abrigo na desolação da rua para nos depararmos com uma espécie de salão, que a iluminação divide em recantos.

Nome
Esse Baixa
Local
Porto, Vitória, Rua das Oliveiras, 120
Telefone
222012265
Horarios
Terça a Quinta das 16:00 às 00:00
Sexta e Sábado das 16:00 às 02:00
Website
http://facebook.com/santini.baixa.porto
--%>