As sobremesas, igualmente criativas e sofi sticadas, evocam também receitas tradicionais, como é o caso do crepe de leite-creme crocante com frutas exóticas e molho de framboesas (autêntica gulodice), ou a chamuça de queijo chèvre, gelado de mel e requeijão, doce de abóbora e amêndoa.
Carta de vinhos opulenta, com tudo o que de melhor se cria no nosso país - com natural destaque para os Douro e Porto -, mas também recheada de grandes vinhos do mundo, como champanhes, borgonhas e quejandos.
Sucesso em dois anos
Sem deixar de ser um restaurante do Porto - e que o Porto adora - a casa de Rui Paula é também um espaço cosmopolita, aberto ao mundo e às mais modernas tendências. E talvez resida aí grande parte do seu sucesso, já para um restaurante caro, que o é, não é comum uma tão rápida e entusiasta adesão da clientela.
Uma mundanidade que ficou patente no desafio que envolveu o colega Hans Neuner no jantar comemorativo do segundo aniversário do restaurante. Depois de este ano ter conquistado duas estrelas Michelin, o jovem austríaco responsável pela cozinha do Ocean, no Algarve, divertiu-se na cozinha com Rui Paula. O que proporcionaram foi um verdadeiro festim gastronómico, onde a técnica, arte e criatividade rimaram com gosto e satisfação.
A par do apego ao sabor e às tradições e do evidente talento culinário, Rui Paula destaca-se ainda pela dedicação ao trabalho. Apesar do sucesso e do estatuto de estrela que hoje o envolve, continua a privilegiar a envolvência com os fogões, desmultiplicando-se em tarefas de consultoria, programas televisivos e o convívio com os clientes. É também por isso que o Porto parece amar Rui Paula.
- Nome
- DOP - Degustar e Ousar no Porto
- Local
- Porto, Porto, Largo de São Domingos, 18 - Palácio das Artes
- Telefone
- 222014313
- Horarios
- Todos os dias das 12:30 às 15:30 e das 19:30 às 23:30
- Website
- http://www.ruipaula.com
- Preço
- 45€
- Cozinha
- Autor