Fugas - restaurantes e bares

  • Rui Gaudêncio
  • Rui Gaudêncio
  • Rui Gaudêncio

Continuação: página 2 de 2

Quando os clientes fazem renascer um restaurante

Há uma grande preocupação com a qualidade dos produtos, explica António Latas, enquanto vai trazendo os pratos e fica um pouco a conversar. A cavala e o atum são sempre frescos, o queijo tem que ser o da Azóia, o bacalhau tem uma cura feita especialmente para o restaurante. Quanto ao arroz, confessa ter “uma paixão por arrozes caldosos”, por isso trabalha o risotto “como um arroz português”. 

Quando chega a altura das sobremesas, apresenta um brownie de chocolate e um pudim de gemas de Alcobaça com creme de laranja de Setúbal, menos doce do que é habitual, porque, diz o chef, uma das suas preocupações é reduzir a quantidade de açúcar nos doces por razões de saúde — o que o leva também a “fugir à fritura” nos pratos salgados. 

Quem conhecia o anterior Paço da Rainha, com a sua cozinha tradicional portuguesa, pratos de substância como as caldeiradas ou o balchão de gambas, irá certamente encontrar grandes mudanças nesta nova versão. 

Foi em Julho que o restaurante reabriu, ainda em soft opening. Há coisas a ultimar, entre as quais a esplanada, que vai permitir ter mais alguns lugares no exterior (no interior foram reduzidos de 66 para 36). Mas, depois de algumas experiências iniciais com outros tipos de cozinha, o caminho está traçado de forma clara: com uma sólida técnica, criatividade, bom gosto e cuidado com os ingredientes, o chef António Latas propõe uma ementa diária com entrada, peixe ou carne e sobremesa, além da possibilidade de escolher pela carta. 

Além disso, aos sábados há o chá das cinco, com scones dos quais o chef muito se orgulha e em duas versões, uma mais pequena (o Chá do Paço) e outra maior (Chá Dona Catarina de Bragança). E então, sob o olhar da rainha nos quadros que nos rodeiam, podemos passar a tarde entre chocolate quente, bolos caseiros, croissants macarrons

Nome
Paço da Rainha
Local
Lisboa, Pena, Paço da Rainha, 66
Telefone
218 852 752
Horarios
Terça-feira, Quarta-feira, Quinta-feira, Sexta-feira e Sábado das 12:30 às 15:00 e das 19:30 às 23:00
e Domingo das 12:30 às 15:00
--%>