Fugas - restaurantes e bares

Paulo Pimenta

O céu e a terra em frente ao mar da Aguda

Por José Augusto Moreira ,

Uma caldeirada de peixes e uma sapateira recheada a proporcionar momentos de esplendor gatronómico, a par de outros bem menos conseguidos, num restaurante onde há também preciosas relíquias na garrafeira mas nem sempre bem acompanhadas pelo serviço.
O céu e a terra em frente ao mar da Aguda

Com quase quatro décadas de porta aberta, o restaurante Zizi bem pode ser considerado um clássico. Plantado mesmo de frente para o mar na típica comunidade piscatória de Aguda, a Sul de Vila Nova de Gaia e já chegada a Espinho, a ementa privilegia os peixes e mariscos frescos, que variam consoante aquilo que diariamente o mar vai dando aos pescadores locais, cuja actividade tem nos anos mais recentes andado em bolandas em consequência dos problemas de assoreamento do seu porto de abrigo.

Como clássico que é, há muito que o Zizi estabilizou estilo e clientela, sem ceder a modernidades, com tudo o que isso acarreta, para o bem e para o mal. E nem mesmo o Verão, com o movimento de um domingo de praia e a afluência da clientela estival, são suficientes para abalar o charme e o ritmo de sempre.

O negócio ocupa toda uma das típicas construções de piso único que fazem a fachada marítima da localidade. Na frente apenas o passeio pedonal, o areal e as vistas que se alargam mar adentro. A sala, que tem duas alas, é capaz de acolher até cerca de uma centena de comensais em condições de conforto e sossego medianos. Nos meses de Verão funciona também uma esplanada, num estrado assente na areia e onde se podem sentar à volta de 30 pessoas. O mobiliário e a decoração condizem com a idade do restaurante. Toalhas e toalhetes em nylon, o mesmo acontecendo com os guardanapos, que ao fim-de-semana são substituídos pelos de papel, consequência da afluência de clientela, presume-se. Também a baixela é vulgar, com excepção dos talheres, de estilo clássico e elegantes e muito bem para a função.

Como se vê, o que verdadeiramente conta é o que por ali se come. A lista é enorme, com pelo menos quatro páginas, e há por ali um pouco de tudo, com predominância para os pescados. Tem, no entanto, uma função mais ou menos decorativa, uma vez que é antecedida pelas "sugestões do dia", que é o que verdadeiramente conta. No domingo em que a Fugas se sentou no Zizi, propunham-se cinco entradas, quatro variedades de mariscos, oito peixes e quatro carnes e uma meia dúzia de sobremesas. Com lista, foram depositados na mesa um prato com embalagens (de plástico) de manteiga e um cestinho com dois pães.

Começou-se por uma sapateira recheada com caril (17,33€) e logo aí estava mais do que justificada a visita. Animal de tamanho médio, fresco e a saber a mar, com recheio de broa migada, salsa, cebola, ovo, caril e um leve toque de vinagreta. Muito bom mesmo. Uma gulodice que chegou a rondar a exaltação gastronómica pelo complemento de um extraordinário Alvarinho Dorado 2007 (19€). Um vinho de cor amarelo-dourada a evidenciar as virtudes da idade e uma boa evolução. Aromas, frescura, mineralidade, volume e concentração como só acontece com os grandes vinhos. A ideia inicial era passar depois a um Encruzado do Dão para fazer companhia aos pratos mais cozinhados, mas era evidente que estava ali vinho para toda um a refeição, doces incluídos.

Com um vinho destes tornava-se igualmente evidente outra das características do Zizi. Uma garrafeira com verdadeiras pérolas, mas onde escasseiam as referências mais actuais, a par de uma completa ausência da noção de serviço, a começar pelos copos. Inépcia do pessoal, certamente, até porque entre a clientela habitual há personalidades do mundo do vinho, como os membros da família Symington, que, obviamente, não bebem pelo copo errado. Pela cor, o funcionário até esclareceu que não havia problema em trocar a garrafa e mais perplexo ficou quando solicitamos copos de vinho tinto. Acabou por trazer um daqueles balões para whisky ou aguardente, que serviram perfeitamente para degustar um vinho, repita-se, extraordinário.

Nome
Restaurante Marisqueira Zizi
Local
Vila Nova de Gaia, Arcozelo, Rua do Mar - Praia da Aguda
Telefone
227628867
Horarios
Todos os dias das 12:00 às 23:00
Cozinha
Peixe e Marisco
--%>