- 195
- /
- 197
-
Noma, o tenrinho derrubou o mestre
Durante cinco anos consecutivos, o El Bulli, de Ferran Adrià, em Cala Montjoi (Gerona, Espanha), liderou a lista "S. Pellegrino dos 50 melhores restaurantes do mundo", da revista britânica Restaurant. Agora, o Noma, de René Redzepi, em Copenhaga (Dinamarca), destronou-o. Um artigo de 2010 que agora, que o Noma bisa o título de melhor restaurante do mundo, recuperamos:
-
Fim de Boca
Impera o branco das paredes e mobiliário e uma decoração literalmente recheada das melhores coisas. O Fim de Boca é uma loja gourmet que teve a feliz ideia de incluir um espaço onde é possível provar e fazer também uma refeição.
-
Buhle - Mixology Bar
Gengibre, pimenta, vinagre balsâmico, manjericão compõem os carlito''s way, morning glory, bloody shame... Ingredientes incomuns para cocktails que são tudo menos vulgares - são "de fusão". Não estamos na cozinha, estamos no Mixology Bar do Buhle que é nome de restaurante premiado, mas também de cocktail bar, que em breve será igualmente de tapas e sushi.
-
Pipa Velha
Fundado em 1981, já não está sozinho no roteiro nocturno da Baixa do Porto. A concorrência não alterou a identidade do "Pipa", um sítio para "ouvir música, conversar e comer qualquer coisa".
-
V5
Uma moto portuguesa clássica dá-lhe o nome e um carro clássico dá-lhe o espanto. Nos interstícios, há decoração nada ortodoxa e muita música ecléctica, de DJ ou ao vivo, sem tempo nem idade. Ou de todos os tempos e de todas as idades. O V5 até parece um clássico moderno.
-
Matiz Pombalina
Por cima, moram os donos. Por baixo, acomodam-se os clientes e as visitas. É um bar recém-nascido no r/c de um prédio setecentista alfacinha, pombalino até à medula. Entre as estrelas desta sala de estar, apostada em ser epicentro de tertúlias e de noites relaxantes, está... Obama. Mas apenas em forma de cocktail.
-
São Rosas
A história da criação do São Rosas, não sendo muito diferente da de outros restaurantes, está marcada pelo jeito para a cozinha de Margarida Cabaço e pelo seu inegável bom gosto na organização e decoração do espaço. Percebe-se, pelo que se come no São Rosas, que Margarida Cabaço é uma intuitiva e conhece bem o receituário regional alentejano.
-
Tendinha dos Clérigos
Entra-se na Tendinha dos Clérigos já à espera de guitarras ao alto, até porque o logótipo da casa é claro: nome e guitarra fundidos a preto, vermelho e branco. Não se busque nada de excepcional: não tem (não tem sequer janelas). Foi (e é) a música que o distinguiu - o rock alternativo (cada vez mais) dançável deu-lhe uma aura "underground", numa altura em que o house, techno, trance e afins faziam as noites ditas "mainstream".
-
Cinco Lounge
Um templo de cocktails gourmet que vive num espaço simples e onde as grandezas são líquidas. Num recanto calmo na zona do Príncipe Real, reina o Cinco Lounge.
-
A Paródia
2009 já poderia ser considerado Ano Bordalo Pinheiro. Com essa ideia em mente passámos a noite no bar baptizado segundo a célebre revista satírica do mestre, celebrando um aniversário marcante: A Paródia (Lisboa) nasceu como galeria de antiguidades, pela graça de Luís Pinto Coelho, a 27 de Abril de 1974. É a mais íntima e noctívaga das evocações do espírito Bordalo.
- 195
- /
- 197