- 196
- /
- 197
-
Casa de Ló
Ocupa o espaço da Casa Margaridense e o pão-de-ló continua a ser emblemático. Mas agora também é "bar e salão de chá", com concertos, cinema e jogos que esticam os dias pela noite fora.
-
La Hora Española
Passe a porta. Adiante o relógio. Já está: chegou a Espanha. E, porém, está a dois passos do centro de Lisboa. La Hora Española acaba de abrir portas para mostrar o que é uma taberna genuinamente espanhola e, para mais, com alma de flamenco.
-
Breyner 85
O Breyner 85 é um bar hesitante, porque não esquece a sua vocação primeira. Quase um centro cultural, onde cabe, bem no centro, a música, mas também as artes plásticas e performativas.
-
PitchClub
Já animava as noites da Rua de Passos Manuel quando a "movida" ainda era um sonho. Hoje, com mais companhia, o Pitch até agradece a concorrência. Fomos à descoberta de um espaço com duas faces.
-
Henrique Leis
Henrique Leis, dono e chefe de cozinha do restaurante com o mesmo nome em Almancil, é dos que levam muito a sério a sua profissão. Com uma pequena equipa a apoiá-lo, chefia uma das cozinhas simultaneamente mais criativas e sólidas, em cujos pratos se reconhece a matriz da "nouvelle cuisine", mas cuja confecção não parou no tempo, nem revela insensibilidade às aquisições da modernidade.
-
Cervejaria Solmar
Em Lisboa, a cervejaria Solmar é um espaço de culto, inclusive pela sua traça arquitectónica, azulejaria e mobiliário, desde os anos de 1950.
-
Era uma vez no Porto
Quando abriu, em 2005, tornou-se quase um clássico. Não faltava nada, desde a decoração retro à vocação alternativa. O Era Uma Vez no Porto está mais bar, mas o charme "vintage" mantém-se e agora também "bate o pé" no Rés-do-Chão.
-
O Caniço
Com uma localização onírica na Praia dos Três Irmãos, em Alvor, o Caniço - que fica precisamente numa gruta da falésia - é especialista em peixe e marisco frescos. O acesso ao restaurante é feito através de um túnel e de um elevador (a partir do Aldeamento da Prainha).
-
Mugaritz, uma cozinha erudita e difícil
Este jantar no famoso restaurante basco não foi uma festa. Porque dificilmente uma cozinha tão erudita suscita adesões entusiasmadas. Esta sala sofisticada é sobretudo muito desafiante para oficiais do mesmo ofício. Um chefe de cozinha que vá comer à casa de Luis Aduriz sente-se desafiado a descobrir como é que ele faz as coisas.
-
Caracol, entre petisco de tasca e iguaria de restaurante de topo
Com orégãos ou aromatizados com manteiga, tomilho e pimenta preta, são um petisco com muitos apreciadores . Seja para fazer companhia a uma cerveja, seja como entrada de uma refeição requintada. Eis os segredos deste molusco, com destaque para o caviar que se faz com os seus ovos.
- 196
- /
- 197