Henrique Leis só serve jantares e começa por nos impressionar com uma ementa com nove entradas; seis pratos de peixes e mariscos ("a nossa selecção de peixes em função da lota diária"); seis pratos de "carnes-aves"; sete sobremesas doces e um prato de queijos variados; um "menu-degustação", com oito itens; e ainda "um especial do dia", no dia em que jantamos "lavagante e lombo de pregado com trufas e ravioles de espargos". De Dezembro a Março, Henrique Leis serve um "menu-degustação" de trufas de Périgord, com sete itens.
Alguns exemplos das cartas do dia a dia. Entradas: "A intemporal sopa de peixes e crustáceos em crosta folhada"; "trilogia de salmão selvagem da Escócia marinado, fumado em ''tartare''", mais enguia fumada e salada de batata "rate"; "supremo de vieiras grelhadas e lagostins com endívia ao limão, ''jus'' de "cepes" montado"; e "''foie gras'' de pato em terrina rústica, marmelada de maçã e marmelo" a esta entrada está associado um copo de Sauternes (um branco doce muito categorizado). Peixes: "supremo de pregado do Atlântico com trufas e "gnocchi" de batatas; "harmonia de tamboril, gambas e salmonete, tudo acompanhado de um jus-iodado com pimenta e juliana de casca de laranja"; e "lavagante com raviolis h de espargos e molho de vinho Sauternes".
Carnes/aves: "piccata de lombinho de vitela de leite com suave "sabayon" de duas mostardas e mel"; "supremo de pintada forrado com presunto pata negra, ravioles de "foie-gras"; "lombo de borrego, jus de especiarias suaves e a sua tartelete de legumes do Sul"; e "filet-mignon de novilho "alentejano" com vinho do Porto e trufa". Sobremesas: "pêra cozida numa calda de lavanda e açafrão de Valência, caramelo de maracujá e creme gelado de pistácio"; "parfait de amêndoas com vinho do Porto velho"; "tomate, chocolate, alfarroba "very Henrique Leis"; "extravagância de chocolates em diversas evoluções";"tulipa de quatro gelados - sorvetes em dálogo de molhos de frutas frescas"; "prato de queijos variados".
As sobremesas são acompanhadas de sugestões de vinhos apropriados, servidos a copo: Quinta de Camarate doce, Moscatéis de Setúbal, Sauternes, Algar-Doce, Madeira-Doce, Porto tawny e Baume de Venise. Uma nota mais para registar que há itens do menu-degustação que não fazem parte de nenhuma das cartas citadas. A "intemporal sopa de peixes e crustáceos", muito boa e apaladada, chega-se a ela depois de se romper o tecto de massa folhada estadadiça que a cobre. Caldo apurado e especioso, bem recheado de pedacinhos de peixes e mariscos, revela segurança técnica, fidelidade aos sabores das sopas de peixe e um perfil moderno. A "trilogia de salmão" foge à trivialidade do peixe fumado, pela incorporação do "marinado" e do "tártaro", mais a violência gustativa da enguia passada pelo fumeiro, com a salada de batata "rate", de sabores rústicos, a fazer a diferença. Com as entradas bebeu-se meia garrafa de um branco francês Chablis, fresco e mineral, seco, que se portou na perfeição.
Apreciou-se, depois, com o Tinta Caiada de João Portugal Ramos, o lombinho de vitela, cozinhado no ponto, ou seja, mal passado, com o molho agridoce de mostardas e mel, muito aromático, a ajudar à festa; e o supremo de pintada, um galináceo de carne firme e escura, que se mostrou suculento, bem ajudado pelo presunto, e muito bem acompanhado pelos ravioles de "foie-gras".
- Nome
- Henrique Leis
- Local
- Loulé, Almancil, Vale Formoso
- Telefone
- 289393438
- Horarios
- Segunda a Sábado das 19:00 às 22:00
- Website
- http://www.henriqueleis.com/
- Preço
- 60€
- Cozinha
- Francesa
- Espaço para fumadores
- Não