Fugas - viagens

Hotel Fasano

Hotel Fasano DR

Os hotéis boutique do Rio seduzem com sotaque francês

Por Simone Duarte

A história da colonização brasileira é cheia de fracassadas tentativas francesas de conquistar a Baía de Guanabara, mas hoje os franceses estão a conquistar, sim, um Rio pouco explorado até agora. Os dois hotéis boutique mais recentes do Rio ficam em bairros até agora pouco explorados turisticamente, et voilà!, têm sotaque francês

MAIS

Rio: Propostas para férias cariocas
Fotogaleria: Rio para passear, por Rui Gaudêncio (Maio 2011)
Viagem: O Rio de Janeiro são mil cidades, por Alexandra Prado Coelho (Maio 2011)
Viagem: Rio, a cidade do Chico, por Simone Duarte (Julho 2010)
Viagem: Além do Corcovado e do Pão de Açúcar, por Simone Duarte (Agosto 2010)
Blogue Em Viagem: Cozinha carioca, Rio de água na boca, por A.P.C. (Abril 2011) 


Le Relais da Marambaia Barra de Guaratiba
É quase um esconderijo ou um segredo bem guardado. O Relais da Marambaia só tem cinco quartos, foi inaugurado há um ano e já é disputado por casais enamorados em busca de um fim-de-semana romântico. O tio da francesa Alexandra Baillet apaixonou-se há uns anos pelo Rio de Janeiro, e quando viu a casa em frente à Restinga de Marambaia, uma reserva ecológica em área militar de restrito acesso, decidiu construir um hotel. Simplesmente, o Relais de Marambaia é o lugar mais próximo que cariocas e estrangeiros podem chegar da Restinga.
Todos os quartos têm uma vista irresistível para este paraíso ecológico. A sensação é de se estar praticamente dentro do mar. O hotel oferece passeios de barco pelo manguezal (60 reais, aproximadamente 25 euros por duas horas e meia) e para as praias do Meio, Perigoso, Búzios e sua piscina natural,(nada tem a ver com Búzios na região dos Lagos) e Praia do Inferno (por 90 reais, 40 euros, ver roteiro Chico Buarque). Para a gerente Alexandra Baillet, o hotel é ideal para quem quer conhecer um outro Rio ou para quem está a caminho de Paraty ou Angra dos Reis, a chamada costa verde do estado do Rio. Barra de Guaratiba é um bairro simples de pescadores sem luxos. Além das praias, uma visita ao sítio Burle Max é imperdível. Dois a três dias são a medida certa. E se estiver a viajar com amigos pode alugar os cinco quartos e transformar o Relais em sua casa, o que torna a estadia ainda mais simpática. Carro é indispensável. A Barra de Guaratiba fica a 30/40 minutos da Barra da Tijuca.

Le Relais de Marambaia
Estrada Roberto Burle Marx 9346
Barra de Guaratiba
Tel.: (55) 21 2394 2544
www.lerelaisdemarambaia.com
Preços: De 350 a 500 reais por noite (aproximadamente, de 150 a 215 euros) com pequeno-almoço.

Hotel Santa Teresa Santa Teresa

Cada quarto é único mas todos têm em comum o extremo bom gosto. Aliás, é impossível entrar no Hotel Santa Teresa - o antigo Hotel dos Descasados - e ficar indiferente ao requinte das peças e do design. Os móveis são todos feitos de material de demolição. Os materiais: fibra de buriti, bananeira, cal, ardósias ou douradas. A revista Wallpaper elegeu a suite loft do hotel com o prémio de melhor design deste ano. O Santa Teresa é o único hotel da rede Relais Chatêaux no Rio de Janeiro. Os quartos mais caros têm vista panorâmica sobre a cidade, a Baía de Guanabara, o porto e o centro do Rio. No loft, estamos mais perto das estrelas (e não é só pelo telescópio no quarto; na varanda o Cristo Redentor parece estar ao toque das nossas mãos de tão próximo). O hotel tem um spa à altura. Quem só quiser visitar, pode tomar um drink no Bar dos Descasados e se o orçamento permitir almoçar ou jantar no restaurante herèze . A graça é que durante muitos anos o Hotel dos Descasados era uma espécie de pensão para onde ia quem se separava. Santa Teresa é um bairro mais boémio, com muitos artistas, bem perto da Lapa, mas cercado de favelas. O acesso mais pitoresco é pelo único eléctrico que restou no Rio, o bondinho de Santa Teresa. Para o turista sem carro, o táxi pode ser o meio de transporte mais adequado. Para a gerente, também francesa, Nelly Pager, o hotel é a opção para quem quer mais do que praia. O estilo tem seu preço e quem quiser hospedar-se no loft premiado pela Wallpaper, com uma vista de 180º do Rio de Janeiro, vai ter que desembolsar mais de 1200 euros (preço de balcão) por noite. 

Hotel Santa Teresa
Rua Almirante Alexandrino, 660
Santa Teresa
Tel.: (55) 21 3380 0200
www.santateresa.com.br
Preços: de 750 a 2800 reais por noite (aproximadamente 325 a 1215 euros), preços de balcão. Com pequeno-almoço.

--%>