Fugas - viagens

Continuação: página 6 de 7

O trilho que abraça Gales

De Cardiff é um pulinho, por estrada, até Chepstow, e uns 70 quilómetros seguindo o trilho. De Chepstow são 1400 quilómetros de regresso a Flint, abraçando Gales ao longo de cenários que ficam na memória até que a memória se apague.

Guia pático

Como ir

A opção mais cómoda e mais barata passa por voar com a easyJet entre Lisboa e Bristol (150 euros para um bilhete de ida e volta) e, desde a cidade inglesa, de autocarro até Cardiff, um percurso de aproximadamente uma hora que pode ser feito recorrendo aos serviços da Megabus (www.megabus.com) e por apenas quatro libras (um pouco menos de cinco euros) por trajecto. Para quem desejar conhecer (ou iniciar uma caminhada) no Norte do país, tem também a alternativa de viajar entre Lisboa e Liverpool, uma vez mais com a easyJet, por um preço a rondar os 120 euros. A cidade dos Beatles está apenas a 25 quilómetros da fronteira galesa. Entre Abril e meados de Outubro, a Vueling serve Cardiff mas esta opção obriga a uma escala em Barcelona.

Quando ir

Por norma, os melhores meses são Julho e Agosto mas não raras vezes Abril e Outubro proporcionam dias de sol e temperaturas agradáveis, da mesma forma que a chuva pode ser uma constante no Verão. As preocupações de um inglês com o clima são as mesmas de um galês — difícil mesmo é afirmar com um grau de certeza que o viajante terá bom tempo neste ou naquele mês.

De qualquer forma, Gales, com um clima temperado, não sofre grandes variações nos termómetros, à excepção das regiões montanhosas, frias ao longo de todo o ano e muito mais ainda quando a noite cai. Em contraste, o Sul do país, especialmente a costa de Pembrokeshire, banhada pela corrente do Golfo (forte, rápida e quente), costuma possibilitar, entre Junho e Setembro, dias de um sol radioso, pelo que será o período ideal para quem gosta de praia. Para os amantes das caminhadas, a melhor altura (temperaturas agradáveis e dias menos húmidos e cinzentos), em teoria, para percorrer alguns dos trilhos do país é entre Abril e Outubro.

Onde comer

Cardiff Bay tem alguns dos melhores restaurantes da capital galesa e entre eles estão o Woods Bar & Brasserie (Stuart Street), com uma cozinha europeia moderna mas focada nos ingredientes locais, e o Garçon!, em Mermaid Quay, com uma atmosfera muito agradável e uma ementa autêntica.

No Sul do país, a dez quilómetros da Abadia Tintern, complexo monástico situado numa das margens do rio Wye, um local que inspirou poetas e artistas ao longo de séculos, não deixe de espreitar as delícias do Crown at Whitebrook (www.crownatwhitebrook.co.uk), restaurante premiado com uma estrela Michelin apenas 11 meses após a sua reabertura, agora sob a direcção do chef Chris Harrod, que é também o proprietário.  Para se ter uma ideia da qualidade da gastronomia local, num total de 14 restaurantes galardoados pelo famoso guia no Reino Unido, cinco deles foram em Gales — o que não acontecia há dez anos. Um curto desvio ou uma pausa mais prolongada numa caminhada possibilitam uma visita a dois deles, ambos no norte: um, o Tyddyn Llan, em Llandrillo (Denbighishire), o outro, o Ynyshir Hall, em Machynlleth (Powys). 

--%>