Fugas - restaurantes e bares

  • Rui Farinha/nFactos
  • Rui Farinha/nFactos
  • Rui Farinha/nFactos
  • Rui Farinha/nFactos
  • Rui Farinha/nFactos
  • Rui Farinha/nFactos
  • Rui Farinha/nFactos
  • Rui Farinha/nFactos
  • Rui Farinha/nFactos
  • Rui Farinha/nFactos
  • Rui Farinha/nFactos
  • Rui Farinha/nFactos

Um privé afinal é o quê? Este é paraíso do sushi e champanhe

Por Luísa Pinto ,

É um clube? É um bar? É um restaurante? É . E não é. É o Romando Privé, em Vila do Conde, o lugar onde o champanhe é do melhor e o sushi é de outro mundo. E que dizer da "tal" sobremesa?...

O parque automóvel à porta dava ainda mais corpo aos nossos receios. Haviam de se tornar infundados, pouco tempo depois, mas naquela altura, ainda não tínhamos atravessado a rampa que nos levaria à cave do restaurante Romando, uma “instituição” gastronómica que já conta  com um quarto de século em Árvore, Vila do Conde. Não tínhamos como saber. Tudo continuava a apontar para que sim, que o Privé fosse mesmo um clube privado, exclusivo, daqueles a que poucas carteiras podem aceder, se calhar, daqueles em que só se entra com convite. Nós, de facto, tínhamos um, e não sabíamos bem ao que íamos. Sabíamos que o convite chegou até nós assinado pela Dom Pérignon e o escudo dourado que era projectado contra a negritude da fachada parecia confirmá-lo: era, é uma festa privada daquela exclusiva marca de champanhe francês. 

Ana Filipa Matos, embaixadora da Dom Pérignon haveria de explicar-nos que não. O Romando Privé é uma espécie de flagship store da empresa e, acrescentava, “não existe mais nenhuma em Portugal, nem sequer na Península Ibérica”. E, afinal, não tínhamos pela frente um ambiente de festa, mas sim o ambiente regular de uma noite de quarta-feira. O parque automóvel era justificado pela presença de alguns casais e de vários grupos de amigos que escolheram o Romando Privé para o jantar. Ou melhor, de amigas, já que as mulheres estavam em franca maioria.

O Romando Privé saiu da imaginação de Nelson e Patricia Pena e foi uma espécie de prenda de anos dada aos pais, Rosa e Armando, na altura em que comemoravam os 25 anos do restaurante. Isto foi em Agosto do ano passado, e já Nelson e Patricia haviam testado, no Romando Sushi Caffe, junto à marina de Vila do Conde, a aceitação que teria uma carta assente na comida tradicional japonesa. 

“O segredo é trabalhar com produtos de qualidade, e contratar os melhores profissionais”, diz-nos Nelson Pena. A receita pareceria óbvia, e a frase até poderia soar a estafada, mas por essa altura estávamos já pendurados no balcão onde Diogo, o bartender, se preparava para nos servir o seu “Sexual Healing” - o cocktail mais popular da casa (14€), haveríamos de confirmar depois, olhando para as mesas em volta. Com esta introdução, feita à laia de homenagem a Marvin Gaye, estávamos mais do que preparados para ir provar, sentados à mesa, a que sabiam as palavras de Nelson Pena. Seria uma longa e sobretudo uma inesquecível refeição. Sobre os profissionais, não sabemos nada, que Nelson prefere falar da “equipa do Romando” em vez de nomear este ou aquele chef. Mas da qualidade dos produtos, essa ficou rapidamente confirmada.

Começou com Sopa de Cavala, continuou com uma entrada feita de espinafres com Pasta de Sésamo (“Horenso no Goma”), um prato incrível de que nos queremos lembrar por muito tempo, e voltou às sopas - é o melhor nome que temos para descrever o prato seguinte, o “Agedashi Tofu”, e que consiste em Tofu com Caldo de Peixe e Katsuobushi, uma conserva de atum bonito seco e cortado às lascas. 

A acompanhar estes pratos foi-nos servido um irrepreensível Dom Pérignon Vintage Blanc 2004, e passou para um superlativo Vintage Blanc 2006 nos pratos seguintes. Eram eles um escabeche de peixe (“Nabam Zuke”) que, naquele dia contava com salmão, rodovalho e carapau, e seguiu depois para um tempura (“Mini Kakiage”) de Camarão da Costa e Batata-doce.

Nome
Romando Privé
Local
Vila do Conde, Árvore, Rua da Fonte, 221 - Areia
Telefone
912302220
Website
http://www.romando.pt/
Preço
30€
--%>