Istambul conta com mais de treze milhões de habitantes, de duas mil mesquitas, museus, palácios, bazares, deliciosas pastelarias, cibercafés, restaurantes de luxo, bancas de peixe, tudo banhado pelas águas agitadas do Bósforo.
Ao longo dos séculos, o Bósforo assistiu a inúmeras batalhas, conquistas e derrotas e foi palco de disputas entre o Ocidente e o Oriente. É um estreito de aproximadamente 30km que une o mar Negro ao mar da Mármara e transformou a cidade num autêntico crossroads. É alucinante a quantidade de navios, cruzeiros, pequenos barcos transportando inúmeros passageiros e de cargueiros e de pequenas embarcações carregados de mercadorias que atravessam diariamente o Bósforo.
O ideal para explorar o Bósforo é embarcar na estação de Eminönü junto à ponte de Gálata, onde há diversas saídas diárias por 10LT (3,50€).
Dica: A evitar os bilhetes vendidos nas praças centrais por vendedores ambulantes, dado que os preços podem triplicar.
A viagem dura aproximadamente duas horas e é quase impossível parar de fotografar ao longo de todo o percurso.
Frente a frente, dois dos principais tesouros do país disputam a sua beleza no coração da cidade, o Museu Santa Sofia e a Mesquita Azul.
A Mesquita Azul, a mais famosa da cidade, foi erguida mil anos depois do Museu Santa Sofia. Deve o seu nome aos azulejos azuis que decoram o seu interior. Conhecida pela sua silhueta elegante, é adornada por seis minaretes, através dos quais o canto do muezzin chama a cidade a orar cinco vezes diárias. Como é um local de culto pode ser visitado livremente, fora do momento das orações diárias, onde os sapatos devem ser retirados e os véus colocados.
A alguns metros de distância encontra-se o Museu Santa Sofia (bilhete: 30TL, cerca de 10€) que até ao século XVI era o maior templo da religião cristã. Contudo, perante a queda de Constantinopla, transformou-se em mesquita e mais tarde. devido ao impasse entre as religiões, em Mmseu.
O Grande Bazar é o souk (mercado) mais famoso do mundo, onde o tempo é fundamental devido aos quilómetros de corredores que contam com mais de quatro mil lojas de pedras preciosas, ouro, couro, tapeçaria, azulejos e muito mais. Outro bazar importante é o Bazar Egípcio, onde os aromas se misturam e se pode encontrar todo o tipo de especiarias, ervas aromáticas, frutos secos ou os famosos turkish delights. (Fechados ao domingo.)
À saída do Bazar Egípcio encontra-se a Ponte Gálata com os seus dois andares, onde é possível aproveitar um fim de tarde entre várias lojinhas, bancas e restaurantes de peixe.
Para terminar o dia, vale a pena, simplesmente, admirar Istambul e o seu povo, onde a agitação e o caos são uma constante.