Fugas - Motores

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O Astra tem um novo coração e é mais económico

E se a grande revolução se encontra sob o capot, outra novidade é o sistema de info-entretenimento IntelliLink com ecrã de 7''. Mais dispositivos disponíveis em opção, que não equipavam o veículo que conduzimos, são o sistema Opel Eye (500€, aviso de saída de faixa de rodagem, indicador de distância ao carro da frente e reconhecimento de sinais de trânsito) ou o pack Tecnologia Park & Go (700€, sistema de auxílio ao estacionamento, câmara de visão traseira e alerta de ângulo cego).

Barómetro
+ Conforto, prestações, equipamento de série, visual
- Manuseamento da instrumentação, poucos compartimentos para objectos no habitáculo

PORMENORES

Um coração novo
A maior novidade neste Astra, renovado no início de 2013, é a inclusão do motor turbodiesel 1.6 CDTI, que já cumpre a norma de emissões Euro 6, estreado no Zafira Tourer. Este motor pode ter duas variantes, uma com 110cv e outra (a que experimentámos) com 136cv, idêntica à que equipava o Zafira Tourer que conduzimos. E tal como tínhamos previsto, num veículo com menos 400kg, como é o caso da carrinha Astra face ao monovolume Zafira, os consumos e emissões reduziram-se e as outras performances melhoraram. Longe dos 3,9 l/100km anunciados, ainda assim, a média de 5,8 l/100km que obtivemos é muito aceitável, mais a mais considerando que a carrinha Astra que conduzimos era nova (praticamente 0 quilómetros). Só após algumas dezenas de milhares de quilómetros é que os consumos irão baixar e este motor vai revelar todas as suas potencialidades.

Design e funcionalidade
Nota-se na recente renovação do Astra um esforço para tornar o veículo mais funcional, com destaque para o novo sistema de info-entretenimento IntelliLink. No entanto, persiste a profusão de botões na consola central que faz lembrar o cockpit de um avião, dificultando o seu manuseamento com o carro em andamento. Depois, sendo um veículo de características familiares, os espaços no habitáculo ainda pecam por alguma escassez. Também o posicionamento do porta-copos, logo atrás da alavanca de velocidades, impede a colocação aí de uma garrafinha de água: ao meter as mudanças, a mão vai sempre colidir com a garrafa, dificultando a manobra.

Como se fosse de dia
O sistema de iluminação AFL+ é uma opção, mas o seu custo adicional é bem compensado pelo acréscimo em segurança e conforto. Trata-se do já conhecido sistema de iluminação adaptativa com faróis bixénon e nove funções distintas de que a Opel justamente se orgulha. É verdade que não é propriamente uma novidade e já é usado em vários modelos do construtor alemão, mas é inestimável a visibilidade proporcionada em diferentes situações, sem que o condutor tenha de mexer em qualquer botão para a iluminação se adequar às condições verificadas a qualquer momento. E as ópticas com as "sobrancelhas" em LED das luzes de dia também são uma mais-valia no que toca à estética.

Conforto e algum espírito desportivo
Outra boa opção é o sistema FlexRide com suspensão de controlo electrónico, que se ajusta automaticamente às condições de condução e dispõe de três modos de funcionamento: Standard, Tour (mais orientado para o conforto) e Sport (que proporciona uma condução mais viva). No entanto, mesmo no modo Sport, a suspensão absorve eficientemente todas as irregularidades do piso, predominando o conforto para todos os ocupantes, sem prejuízo da estabilidade e da dinâmica de condução.

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