Fugas - notícias

Viva David!

Por José Bento dos Santos

Tinha tanta esperança que esta notícia não chegasse ! E agora, estou para aqui sem jeito, com a mão a tremer e a cabeça pesada para encontrar palavras que transmitam a emoção tão triste que me vai na alma.

Elogios? Mas não sabe já toda a gente que ele era o melhor naqueles escritos sublimes que fazia com tanto gosto e amor? Que era um profundo conhecedor da nossa realidade, justo e profundamente humano?

Que o seu saber era sólido e consistente e as suas ideias claras e apetecíveis? Que o seu talento era real como o era a realidade do trabalho com que o complementava?

Falar dos momentos que tanto me enriqueceram e honraram e com que me privilegiou partilhando-os comigo?

Dizer que, cá bem no fundo, pensava ser a partir de agora o tempo, talvez mais calmo, em que poderia desfrutar do seu saber e do infinito prazer da sua companhia?

Não sei, estou sem jeito. Mas talvez a homenagem que lhe possa fazer é ler, mais uma vez, este texto sublime, que lhe pedi para escrever sobre o nosso tão querido "sabor" a Portugal.

Leiam-no e percebam aí todo o seu carácter, todo o seu saber, toda a sua força, todo o seu amor.

Recuso-me a dizer-lhe adeus. Para mim é e será sempre, Viva David !

O bom sabor de Portugal

Nós, portugueses, somos um povo possuidor de um património cultural rico, variado e original. É neste âmbito que se enquadra a nossa gastronomia a qual, como alguém escreveu, "constitui seguramente um ramo da estética e ensina a arte de viver em sociedade".

Neste particular, não nos falta nada. Temos pães feitos com farinhas de todos os melhores cereais, temos um fumeiro de uma riqueza e variedade incomuns, temos os melhores peixes e mariscos do mundo, temos algumas carnes estimáveis e dois ou três queijos de que nos podemos orgulhar. São portugueses um dos grandes vinhos do mundo, o Porto, e um conjunto de vinhos de mesa, cuja qualidade é cada vez mais reconhecida. Temos, finalmente, um modo artesão de fazer muitos dos produtos citados, que pode e deve ser valorizado neste nosso mundo globalizado. Se temos um modo de ser únicos, então faz falta que valorizemos tal característica e qualidade.

Mas se temos consciência da nossa individualidade de povo velho de muitos séculos, também temos que ter a lucidez de constatar que quase ninguém conhece o que temos de melhor nos domínios da gastronomia. Esta não pretende resolver os problemas da Humanidade. A sua função é muito mais comezinha, mas igualmente nobre: permitir que os homens se relacionem melhor e sejam mais sábios sobre um assunto que tem a ver com a sua qualidade de vida e da sociedade em que se integram, ou seja, com a sua felicidade. Um gastrónomo, quando o é em consciência, é uma espécie de guardião da integridade e da genuinidade do domínio alimentar de toda uma comunidade.

Faz também sentido chamar a atenção para o facto de, na última década, termos assistido ao aparecimento de um conjunto de cozinheiras e cozinheiros, alguns dos quais, devido ao seu talento criativo, ganharam direito ao título de chefes de cozinha, os quais, maioritariamente ancorados no melhor que tem a nossa culinária tradicional, nos posicionam num patamar que aponta para a modernidade e, até, a vanguarda.

Estamos, então, num daqueles momentos em que o que faz falta é unir vontades, boas vontades, energias, capacidade de trabalho, rigor e disciplina que nos façam dar um salto em frente. Não será tarefa fácil convencer o mundo de que Portugal é um lugar de coisas boas, originais, saborosíssimas. Mas, embora muitas vezes não pareça, nós ainda não perdemos o jeito e a capacidade para respondermos aos desafios que se nos colocam. Agora trata-se de construir uma imagem convincente do que temos de melhor nos domínios das gastronomia e vinhos, de a dar a conhecer ao mundo e às suas gentes, ganhando-as para a certeza de que o sabor de Portugal é requintado, sofisticado e cosmopolita. 

{José Bento dos Santos, gastrónomo} in Público (29.04.2011)

 

 ***

Uma memória do comer à portuguesa
por David Lopes Ramos, 21.08.2004
Chamemos também a memória à liça e lembremos o que há de original e específico na culinária portuguesa, que é, repete-se, rica e variada. Tal se deve à diversidade das suas cozinhas regionais, apesar de, encarado como um todo, o país poder ser integrado nos países da "dieta mediterrânica (...)

"Perdeu-se o elo mais forte da nossa gastronomia"
Nomes conhecidos da gastronomia falam de David Lopes Ramos
29.04.2011 -  por Sérgio C. Andrade, Ana Machado

O adeus de um crítico de quem até os criticados gostavam
por Manuel Carvalho (Com Ana Machado e Sérgio C. Andrade)

Adeus amigo por Pedro Garcias 

Muito obrigada, David  por Sandra Silva Costa

Ainda não quero acreditar, amigo David por José Manuel Fernandes

David, meu chefe por Rui Cardoso Martins

Quiabos e outras mesas de amigos (para David Lopes Ramos, em memória)
por Alexandra Lucas Coelho

Tantas vidas, David por Nuno Pacheco

O melhor crítico de gastronomia por Duarte Galvão 

Viva David! por José Bento dos Santos

Um estilo "discreto, despretensioso" por Paulo Amorim

 

--%>