Fugas - notícias

Muito obrigada, David

Por Sandra Silva Costa

Há sempre uma primeira vez para tudo. Nunca tinha escrito um texto deste teor - e preferia, claro, não ter de escrevê-lo. Na sexta-feira passada acordei com a notícia que não queríamos dar: o David Lopes Ramos tinha morrido durante a noite. Fiquei uns segundos a ler e reler aquela SMS, antes de tomar a atitude dolorosa de avisar outros colegas do David da perda que acabáramos de sofrer.

O Pedro Garcias, anterior editor da Fugas, já disse tudo o que havia para dizer sobre o David (ler texto nesta edição). O texto do Pedro, que mereceu os mais sentidos comentários dos nossos leitores online, foi escrito com o coração na ponta dos dedos e isso chega para dizer tudo.

Pela parte que me toca, conheci melhor o David há cerca de três anos, quando comecei a editar a Fugas. Já tinha lido várias das suas críticas gastronómicas, mas a primeira que li enquanto editora jamais me sairá da cabeça. Perdoar-me-ão a ignorância, mas essa sua crónica, que agora fui reler, continha duas palavras que não me lembrava nunca de ter visto. A propósito de um naco de vitela que provou no Restaurante Dom Azeite, em Taveiro, Coimbra, o David escreveu que a carne era "chorumosa" e eu fiquei a olhar para aquilo como um burro olha para um palácio. Fui ao dicionário e percebi que se referia à gordura da carne. O mesmo com os "tassalhos de carne de porco", para dizer pedaços.

Aprendi muito nos anos de convivência com o David. Aprendi palavras novas, aprendi a gostar ainda mais de comer, aprendi ao que sabem muitas coisas. E aprendi, também, que vale sempre a pena ser generoso, afável, simpático e delicado. O David, por exemplo, sempre que me enviava um e-mail, terminava-o com um "muito obrigado". Mesmo que o e-mail não precisasse de ser terminado assim.

Hoje é a minha vez: muito obrigada, David.

 ***

Uma memória do comer à portuguesa
por David Lopes Ramos, 21.08.2004
Chamemos também a memória à liça e lembremos o que há de original e específico na culinária portuguesa, que é, repete-se, rica e variada. Tal se deve à diversidade das suas cozinhas regionais, apesar de, encarado como um todo, o país poder ser integrado nos países da "dieta mediterrânica (...)

"Perdeu-se o elo mais forte da nossa gastronomia"
Nomes conhecidos da gastronomia falam de David Lopes Ramos
29.04.2011 -  por Sérgio C. Andrade, Ana Machado

O adeus de um crítico de quem até os criticados gostavam
por Manuel Carvalho (Com Ana Machado e Sérgio C. Andrade)

Adeus amigo por Pedro Garcias 

Muito obrigada, David  por Sandra Silva Costa

Ainda não quero acreditar, amigo David por José Manuel Fernandes

David, meu chefe por Rui Cardoso Martins

Quiabos e outras mesas de amigos (para David Lopes Ramos, em memória)
por Alexandra Lucas Coelho

Tantas vidas, David por Nuno Pacheco

O melhor crítico de gastronomia por Duarte Galvão 

Viva David! por José Bento dos Santos

Um estilo "discreto, despretensioso" por Paulo Amorim

--%>