O novo destino é também uma porta para a Suíça, uma vez que o aeroporto de Dole, em Jura, no Este de França, situa-se próximo da fronteira francesa com aquele país.
A frequência será bissemanal (quinta-feira e domingo) e a duração de cerca duas horas. Com o arranque de Dole, a Ryanair passa a voar do Porto para onze destinos franceses, "o que permitirá aos emigrantes portugueses em França visitar a sua terra natal", sublinhou o director de Marketing e Vendas da Ryanair para Espanha e Portugal, Luís Fernandez-Mellado.
A rota chega em inícios de Abril e para Dole terá um impacte significativo, já que será a rota comercial de estreia deste antigo aeroporto militar, nos últimos anos ao serviço de rotas de carga. O aeroporto, a 7km da cidade que lhe dá nome e a cerca de 60km de Jura, pode tornar-se também um trampolim para os amantes dos desportos de montanha: de Verão, há escalada; de Inverno, esqui em pistas modestas.
Com esta nova rota, a Ryanair soma 33 destinos a partir do Porto. Este ano, segundo dados da empresa, já transportou cerca de dois milhões de passageiros e espera fechar o ano com mais meio milhão.
Ontem, em conferência de imprensa no Porto para anunciar o novo destino e fazer um balanço do ano, Fernandez-Mellado reafirmou o interesse da Ryanair em entrar em Lisboa, "quando os custos de operação passarem a ser aceitáveis".