Fugas - notícias

DR Guimarães 2012 ('Logótipo vivo' no Castelo, formado por 2012 crianças do concelho)

DR Guimarães 2012 ('Logótipo vivo' no Castelo, formado por 2012 crianças do concelho)

Guimarães no top-5 da Rough Guides para viajar em 2012

Por Luís J. Santos

A influente editora internacional de guias de viagens Rough Guides lançou o seu top-5 de destinos a não perder este ano, concentrando-se em paragens emergentes. Guimarães, Capital Europeia da Cultura 2012, está entre as cinco “melhores ideias para férias na Europa em 2012”.

"Londres pode estar sob os holofotes", graças aos Jogos Olímpicos, mas pela Europa "há muitos destinos intrigantes em alta, quer por causa de eventos especiais planeados para este ano ou por novas atracções que começam a atrair visitantes". É assim que a Rough Guides, no seu portal oficial, introduz o seu top 5 de destinos europeus para 2012. "Então, quais são as melhores ideias para férias na Europa em 2012?", perguntam. Uma delas é mesmo Guimarães, que assim vai somando referências internacionais, incluindo presença em tops da "Wallpaper" (aqui) ou Lonely Planet (aqui).  

"Nomeada Capital Europeia da Cultura 2012, a chamada cidade-berço de Portugal tem mais de um milénio", resumem, salientando a seguir que o centro histórico é Património UNESCO.

O texto de destaque para Guimarães sublinha ainda a existência de uma população jovem - "mais de metade [da população] tem menos de 30 anos -, para explicar o porquê da cidade ter "uma vibrante cena artística". E, claro, "este ano, a agenda cultural vai estar repleta de orquestras vanguardistas, novo teatro e muitas instalações artísticas em espaços industriais remodelados".

O top 5 da Rough Guides completa-se com a Riviera Albanesa (entre Vlorë and Sarande, faixa costeira ainda selvagem com um "mar azul-eléctrico"), Amesterdão (Holanda - museus recém-renovados e um "boom" hoteleiro para baixar os preços das estadias), Wroclaw (Polónia - uma das cidades do Euro 2012 com um centro histórico medieval "meticulosamente preservado") e Girona (Espanha - especialmente pela gastronomia, "complexa e rica em marisco").

www.roughguides.com 

--%>