Os tops de turismo que incluem Portugal cumprem sempre o seu objectivo de insuflar o orgulho nacional. Mas cuidado com os tops, que alguns podem dar origem a orgulhos com falta de fôlego: agora mesmo há um, do U City Guides, a tornar-se viral, onde Lisboa é "votada" a 4.ª cidade mais bela do mundo. Não é mentira, é, isso sim, uma verdade velha, já que o top das Cidades Mais Bonitas do Mundo não só se mantém inalterado há dois anos como não reporta a nenhuma "votação", como se depreenderia de vários textos publicados.
O U City Guides é um guia de viagens online que resume em poucas linhas as principais atracções das cidades mais turísticas do mundo. Pode até ser um bom começo de guia (pelo menos para quem fala inglês) e que deseja apenas algo como "as 10 coisas a não perder no sítio x". É esse mesmo o seu conceito, incluindo diversos tops 10: dos museus obrigatórios às melhores ruas de compras, das melhores escapadelas aos mais belos cafés, países ou, lá está, cidades. O que não parece ter é uma contínua actualização, apostando no que é mais perene e misturando-o com anúncios e formulários de reservas de hotéis ou voos. O mais recente que se avista no site é o blogue de viagens.
Em 2011, já a Fugas online noticiava que Lisboa era presença obrigatória nos tops deste guia - aliás, destacávamos mesmo que a capital portuguesa estava incluída em 15 destes tops e, sublinhe-se, já era "a 4.ª cidade mais bonita do mundo".
A notícia voltou agora a tornar-se viral e, além de merecer destaque em blogues e outras publicações (vide Google), surge partilhada inúmeras vezes em redes sociais nas últimas horas, nomeadamente no Facebook.
Mas, como confirmou Charles Benfatto, do U City Guides, à Fugas, o top mantém-se inalterado desde a sua publicação original. Referindo que os tops 10 até podem ser reconsiderados e actualizados, com base "em novas experiências" e "potenciais novos candidatos" que surjam, Benfatto sublinha que uma listagem como esta não deverá sofrer alterações, já que "a beleza natural e o património cultural são permanentes". Já outras listas, que recentemente foi relançado com novo design e que está em processo de actualização de guias, poderão ser alteradas - Benfatto refere os casos dos tops das melhores cidades para compras ou das atracções mais sobrevalorizadas.
__
(Artigo actualizado a 27.02.2013 com informações dos responsáveis pelo U City Guides)