É um "guia de cultura pop para globetrotters, viajantes incansáveis ou viajantes de sofá”, com base nos EUA, e não tem dúvidas: é tempo de os turistas norte-americanos descobrirem realmente Lisboa e Portugal. "Aprendemos uma lição valiosa logo no início da nossa viagem por Portugal: o facto de uma cidade/vila/país estar no mapa desde sempre não significa estar feita a sua descoberta". Talvez por isso mesmo, a equipa do site - que integra a Condé Nast Traveler Network - declarou Lisboa o destino do ano com direito a um dos Jauntys, os prémios anuais do portal para diversas categorias relacionadas com as viagens.
Os vencedores foram anunciados no final de 2013, com a capital portuguesa a suceder a Santiago do Chile, destino vencedor em 2012. Segundo referem no texto de atribuição do prémio, "por algum motivo", os americanos têm "ignorado Portugal" (aliás, é precisamente esse o mote da reportagem, publicada em Outubro, sobre uma viagem ao país: Why Do Americans Continue to Ignore Portugal?). Um bom exemplo dessa "ignorância", sublinham, nota-se na reacção de "colegas e amigos nos EUA" a alguns comentários, nomeadamente à referência de que "Lisboa se parece muito com São Francisco".
Além do destaque à capital, o Jaunted recorda ainda o "tempo passado no Sul" entre aprender a surfar em Sagres e passear pela costa. E, para provar, talvez, que a viagem a Portugal deixou saudades, sublinham que estão prontos para o regresso. "Esta Primavera, voltaremos a Portugal para ver o Porto e os Açores, um grupo de ilhas portuguesas ideais para aventureiros a apenas quatro horas de voo de Boston". "Embora já tenhamos aprendido que, nas viagens, criar expectativas é diabólico, não conseguimos evitar ter altas esperanças, tendo em conta o quanto gostamos da nossa primeira incursão pelo país".
Além de Lisboa, o portal distribuiu ainda Jauntys pelas mais variadas e criativas categorias: entre outros, a melhor companhia aérea é a American Airlines, o destino que é ainda um segredo bem guardado é Waimea Canyon (conhecido como o Grand Canyon do Pacífico), o melhor filme de viagens é “Nebraska” (obra, não estreada em Portugal, que se passeia do Montana ao Nebrasca, realizada por Alexander Payne, que já nos tinha levado a viajar em “Sideways”), o aeroporto mais bem desenvolvido é o internacional de Los Angeles, a melhor novidade nas viagens são os novos lounges de companhias aéreas.
Até há espaço para eleger a celebridade viajante do ano (nada menos que Gwyneth Paltrow – é que a actriz viaja “mesmo muito” - e publica cada passo) ou vídeo mais viral de 2013 (a criação natalícia da companhia aérea WestJet, também viral em Portugal).