Fugas - notícias

  • IIlha do Príncipe - Roça São Joaquim
    IIlha do Príncipe - Roça São Joaquim Daniel Rocha
  • Roça Agostinho Neto (antiga Rio do Ouro), São Tomé
    Roça Agostinho Neto (antiga Rio do Ouro), São Tomé Daniel Rocha
  • Ala desmoronada do antigo hospital da roça Agostinho Neto (antiga Rio do Ouro), São Tomé
    Ala desmoronada do antigo hospital da roça Agostinho Neto (antiga Rio do Ouro), São Tomé Daniel Rocha
  • IIlha do Príncipe - Roça Sundy
    IIlha do Príncipe - Roça Sundy Daniel Rocha

São Tomé e Príncipe quer recuperar casas coloniais das antigas roças

Por Lusa

O Governo de São Tomé e Príncipe prepara um concurso internacional para a recuperação das casas coloniais das antigas roças. O objectivo é dar-lhes utilidade turística.

O governo de São Tomé e Príncipe prepara um concurso internacional para a recuperação das casas coloniais das antigas roças. O objectivo é dar-lhes utilidade turística.

"O governo está empenhado em lançar um concurso público internacional para que nós possamos, por um lado preservar o aspecto arquitectónico dessas casas coloniais, e, ao mesmo tempo, permitir que haja um desenvolvimento do turismo rural, turismo ecológico", anunciou o primeiro-ministro são-tomense, Gabriel Costa, que intervinha no encerramento da Semana Nacional do Turismo.

São mais de três dezenas de casas e hospitais construídos no período colonial, nas antigas roças do cacau, café e coconote.

Em 1989, no âmbito de um Programa de Ajustamento Estrutural (PAE), imposto pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e financiado pelo Banco Mundial (BM), o governo são-tomense executou um programa de reforma fundiária e privatizou as 14 empresas agrícolas do país e retalhou suas terras.

Essas casas mantiveram-se como propriedade do Estado que, no entanto, não conseguiu mantê-las.

"Essas casas representam um passado histórico, em que estão as memórias daqueles que com o seu sangue e suor regaram as plantações do cacau e do café", explicou Gabriel Costa, considerando que as casas se encontram num estado de "degradação bastante avançado".

"É preciso que nós não deixemos morrer aquilo que eu considero a nossa memória colectiva", acrescentou.

O governo de São Tomé e Príncipe pretende agora recuperar essas infra-estruturas e dar-lhes utilidade turística.

"É uma forma de desenvolver o turismo rural e ecológico que tem ganho uma dimensão bastante importante a nível internacional", sublinhou o chefe do executivo são-tomense.

--%>