Fugas - notícias

  • BTL, dia 1
    BTL, dia 1 DR
  • BTL, dia 1
    BTL, dia 1 DR
  • BTL, dia 1
    BTL, dia 1 DR
  • BTL, dia 1
    BTL, dia 1 DR
  • BTL, dia 1
    BTL, dia 1 DR
  • BTL, dia 1
    BTL, dia 1 DR
  • BTL, dia 1
    BTL, dia 1 DR
  • BTL, dia 1
    BTL, dia 1 DR

BTL abre ao público e promete descontos até 70%

Por Luís J. Santos

Depois dos profissionais, a feira de turismo de Lisboa abre-se a toda a gente. De sexta à tarde até domingo à noite, há muitos mundos para descobrir, música, provas de vinhos e gastronomia ou passatempos.

Depois dos profissionais, a feira de turismo de Lisboa abre-se a toda a gente. Das 18h de sexta até às 20h domingo, há muitos mundos para descobrir, música, provas de vinhos e gastronomia ou passatempos.

Abriu na quarta-feira, 25 de Fevereiro, aos profissionais e logo no primeiro dia recebeu mais de cinco mil visitantes. Agora, chegou a altura da BTL - Feira Internacional de Turismo abrir portas a todo o público.

Sob o mote "o melhor de dois mundos", o certame conta com muitas atracções para o fim-de-semana, sendo um dos chamarizes principais a venda directa de férias, hotelaria, viagens e muitas outras experiências turísticas. Segundo informa a BTL, incluem-se "promoções que podem ir até aos 70% de desconto". "Agências de viagens, companhias aéreas, hotéis e municípios, entre outros, irão apresentar as suas melhores ofertas", garantem.

Online, está também disponível um "livro de promoções" e existe uma aplicação onde também podem ser consultadas, além de outras informações sobre a feira (para iOS e Android, disponível em http://btl.m-guide.org/app).

Por três pavilhões da FIL Parque das Nações, em Lisboa, repartem-se mais de mil expositores, que também vão garantir, ao longo do fim-de-semana, um vasto programa de animação. 

É o caso, por exemplo, do destino nacional convidado, o Alentejo. Além das propostas turísticas, da gastronomia ou dos vinhos (há um espaço exclusivo de provas entre os pavilhões 2 e 3), o pilar da representação é o Cante Alentejano, agora Património da Humanidade pela Unesco. O cante vai ouvir-se todos os dias, particularmente no domingo, com um Desfile do Cante Alentejano, às 15h30. Vários grupos corais irão também cantar pela tarde fora no auditório Key for Travel (pavilhão 1). 

Sábado e domingo há também o Festival Regiões - Música & Cultura Tradicional, que garante, no mesmo auditório, música de vários pontos do país a partir das 14h (sábado, até 21h30) ou 14h30 (domingo, até 19h30), além de cozinha ao vivo ou provas de licores. 

A feira, que espera fechar com mais de 70 mil visitantes registados, conta até com pesos pesados da música popular para atrair mais visitas: por exemplo, o stand do município de Pampilhosa da Serra (pavilhão 2, no sábado, das 18h30 às 19h30), tem como convidado, para uma sessão de autógrafos, uma celebridade nascida no concelho, Tony Carreira. Mas há mais para ver, até autocarros: caso de um bus turístico dos anos de 1930, levado pela agência Pinto Lopes Viagens (pav. 3) ou uma réplica do autocarro dos Campeões Europeus 1960/1961 e 1961/1962, levado pelo Sport Lisboa e Benfica (pav. 3).

Já nas Aldeias Históricas de Portugal (pav. 2) pode tentar ser “Jornalista por 30 segundos” (basta falar sobre as aldeias) e ganhar vouchers. Ou no Taiwan (pav. 3), admirar a arte de um mestre em criar figuras tradicionais chinesas em massa, que são depois oferecidas ao público (até faz figuras a pedido). E em Macau (pav.3), não falta a tradicional caligrafia chinesa pintada à mão.

Por todo o lado, há provas (de vinhos a azeites, de licores a doçaria, de queijos a compotas aos mais variados produtos regionais), momentos de cozinha ou de artesanato ao vivo. E recriações festivas, incluindo até de uma praia no início do séc. XX para matar saudades e abrir apetite para o Verão: “Vir a Banhos", com figurantes e adereços de outros tempos (Espinho, no Turismo do Porto e Norte, pav. 1, sábado das 14h às 15h).

--%>