Fugas - notícias

  • Miguel Rocha Vieira
    Miguel Rocha Vieira DR/Fortaleza do Guincho
  • Miguel Rocha Vieira e os sous chefs no Costes Downtown Tiago Sabarigo e Petra Tischer
    Miguel Rocha Vieira e os sous chefs no Costes Downtown Tiago Sabarigo e Petra Tischer DR/Costes
  • Miguel Rocha Vieira
    Miguel Rocha Vieira DR/Fortaleza do Guincho
  • Miguel Rocha Vieira no Masterchef Portugal
    Miguel Rocha Vieira no Masterchef Portugal DR/Masterchef
  • Costes
    Costes DR/Costes
  • Costes
    Costes DR/Costes
  • Costes
    Costes DR/Costes
  • Fortaleza do Guincho
    Fortaleza do Guincho Pedro Cunha
  • Fortaleza do Guincho
    Fortaleza do Guincho Pedro Elias
  • Miguel Rocha Vieira
    Miguel Rocha Vieira DR/Fortaleza do Guincho

Rocha Vieira é o primeiro chef português a somar três estrelas Michelin

Por Fugas

Masterchef na TVI, chef em Cascais, acaba de juntar às estrelas Michelin da Fortaleza do Guincho e do Costes de Budapeste, uma terceira estrela húngara. É uma por cada restaurante mas é um feito para Miguel Rocha Vieira.

"A equipa Costes voltou a ganhar! Durante a noite, duas estrelas Michelin recaíram sobre Budapeste: a sétima consecutiva para o Costes Restaurant, e a primeira (de muitas, espero) para o Costes Downtown inaugurado há apenas dez meses." É o próprio chef Miguel Rocha Vieira a resumir a notícia no seu Facebook, acrescentando um emocionado "Estou sem palavras".

Os prémios "choveram" assim sobre o Costes, que lhe trouxe fama internacional após ter-se tornado o primeiro restaurante a ganhar uma estrela Michelin para a Hungria. No ano passado, Rocha Vieira trocou Budapeste pela sua Cascais natal mas continuou a dirigir os destinos e conceitos da cozinha do "seu" restaurante húngaro - onde, in loco, o espaço é comandado pela sua antiga sous chef, Palágyi Esther. No ano passado, nasceu outro Costes na cidade, o Downtown, localizado no hotel Prestige e também supervisionado por Vieira (os chefs são Petra Tischler e Tiago Sabarigo).

Rocha Vieira chegou em Agosto passado à Fortaleza do Guincho, onde foi substituir o veterano Vincent Farges, o homem que durante uma década comandou aquela cozinha. Apesar da saída de Farges, o restaurante segurou a estrela Michelin, já anteriormente conquistada e mantida na edição 2016 do guia.

A mudança para Cascais foi, realmente, um regresso a casa. Com 36 anos, Rocha Vieira nasceu e viveu em Cascais até aos 19, conforme se lê na sua biografia. Depois, foi estudar gastronomia em Londres, na reputada escola de cozinha Le Cordon Bleu. Passaria depois por vários restaurantes de topo em Inglaterra, França e Espanha. Em 2008, chegou a Budapeste onde abriu o restaurante Costes. Dois anos depois este ganhou a primeira estrela Michelin da Hungria.

Em Portugal, a fama cresceu graças à participação como jurado no programa Masterchef, da TVI, estando agora a gravar a versão Júnior deste concurso de talentos gastronómicos.

Pouco depois de terem sido confirmadas as estrelas Michelin, Rocha Vieira escrevia na sua página: "Mais uma vez a dedicação e o trabalho de equipa comprovaram que compensa sempre todo esforço de uma vida". Embora a muitos quilómetros do epicentro da festa, fez questão de referir que "longe daquela que foi a minha casa durante esses sete anos, celebro em Portugal com muito orgulho aproveitando desde já para enviar um abraço para os meus camaradas em Budapeste”.

Em Portugal, em 2014, José Avillez tornou-se o primeiro chef português com duas estrelas Michelin, graças ao Belcanto. No país, têm também duas estrelas Hans Neuner pelo Ocean (Armação de Pêra) e Dieter Koshina pelo Vila Joya (Albufeira).

--%>