Fugas - restaurantes e bares

Adriano Miranda

Continuação: página 4 de 5

A Norte dizem que "boas, boas, só lá para o S. Pedro"

Depois da satisfação registada com as sardinhas saboreadas na temporada passada (a foto é de há um ano atrás), o regresso serviu agora para apenas para comprovar que se mantêm as virtudes da casa. Pedimos, obviamente, sardinhas, tendo logo sido aconselhada outra opção. Face à insistência, explicaram que não estando ainda na época ideal eram frescas e da nossa costa, coisa que não pareceu corresponder inteiramente à verdade já que algumas denotavam mesmo ter passado pela congelação.

Genuína é mesmo a Tasca do Tone Bento, na Rua Góis Pinto, nº 57, em Viana do Castelo. Oficialmente, o espaço tem a designação comercial de Casa Primavera, mas é mesmo como tasca que toda a gente o conhece, seja de Tone Bento ou Taberna do Soares, como é também designada. Gerida actualmente pelo senhor Soares e pela mulher, com o apoio das filhas, ali se comem peixes, fritos ou grelhados, como sardinha, faneca, sargos, robalo ou outros, mas também mariscos igualmente frescos tais como camarão, navalheiras ou percebes, se for esse o produto na véspera recolhido pelos pescadores locais.

Localizado bem no coração da cidade, junto à conhecida Igreja de S. Domingos, esta é mesmo uma tasca minhota na verdadeira acepção do termo e um dos locais mais recomendados para saborear sardinha assada. Balcão corrido povoado de tigelas de verde tinto, meia dúzia de mesas alinhadas transversalmente e decoração composta por canecas, assadeiras e outras loiças e adereços ligados às típicas tainadas da região. Nas traseiras há um agradável espaço aberto, com um pequeno telheiro onde está o assador e algumas mesas. E não há que recear com o estilo de tasca. Já a clientela é até por vezes bem cosmopolita.

CONTACTOS

--%>