Fugas - restaurantes e bares

  • ODEMIRA. Chocolates da Beatriz. Rui Gaudêncio
    ODEMIRA. Chocolates da Beatriz. Rui Gaudêncio
  • ODEMIRA. Chocolates da Beatriz. Rui Gaudêncio
    ODEMIRA. Chocolates da Beatriz. Rui Gaudêncio
  • LISBOA. Loja Claudio Corallo. Dário Cruz
    LISBOA. Loja Claudio Corallo. Dário Cruz
  • LISBOA. Loja Claudio Corallo (na foto: Bettina Corallo). Dário Cruz
    LISBOA. Loja Claudio Corallo (na foto: Bettina Corallo). Dário Cruz
  • LISBOA. Denegro. Rita Chantre
    LISBOA. Denegro. Rita Chantre
  • LISBOA. Denegro. Rita Chantre
    LISBOA. Denegro. Rita Chantre
  • RIBEIRÃO (VN FAMALICÃO). Casa Grande Chocolatier. Manuel Roberto
    RIBEIRÃO (VN FAMALICÃO). Casa Grande Chocolatier. Manuel Roberto
  • RIBEIRÃO (VN FAMALICÃO). Casa Grande Chocolatier. Manuel Roberto
    RIBEIRÃO (VN FAMALICÃO). Casa Grande Chocolatier. Manuel Roberto
  • ESPOSENDE. Marbela. Manuel Roberto
    ESPOSENDE. Marbela. Manuel Roberto
  • ESPOSENDE. Marbela. Manuel Roberto
    ESPOSENDE. Marbela. Manuel Roberto
  • PORTO. Arcádia. Paulo Pimenta
    PORTO. Arcádia. Paulo Pimenta
  • PORTO. Arcádia. Paulo Pimenta
    PORTO. Arcádia. Paulo Pimenta
  • PORTO. Arcádia. Paulo Pimenta
    PORTO. Arcádia. Paulo Pimenta
  • PORTO. Bombonaria Bonitos. Paulo Pimenta
    PORTO. Bombonaria Bonitos. Paulo Pimenta
  • PORTO. Bombonaria Bonitos. Paulo Pimenta
    PORTO. Bombonaria Bonitos. Paulo Pimenta
  • PORTO. Chocolataria Equador. Paulo Pimenta
    PORTO. Chocolataria Equador. Paulo Pimenta
  • PORTO. Chocolataria Equador. Paulo Pimenta
    PORTO. Chocolataria Equador. Paulo Pimenta
  • LISBOA. Xocoa. DR
    LISBOA. Xocoa. DR
  • LISBOA. Cacao Sampaka. DR
    LISBOA. Cacao Sampaka. DR

Amor ao chocolate

De Norte a Sul do país, há quem faça dos chocolates uma arte. Eis o mais guloso dos nossos passeios: por casas que se dedicam de alma e coração à bombonaria e à chocolataria.


LISBOA
Claudio Corallo, chocolate principesco
Depois de visitarmos a fábrica Corallo em São Tomé e Príncipe, provámos as melhores propostas da marca na sua loja lisboeta no Príncipe Real. Uma coincidência "principesca" para um chocolate "praticamente perfeito".


LISBOA

Denegro, a oficina dos bombons
Na Rua de São Bento, em Lisboa, a Denegro fabrica bombons e propõe degustações ou workshops para quem queira aprender mais sobre chocolate.


ESPOSENDE
Marbela: Chocolate com assinatura
A Marbela é muita coisa, mas antes de tudo é bombonaria - embora, curiosamente, não seja o que se vê quando se entra no espaço, pequeno, numa rua pedonal de Esposende. Poderia ser uma confeitaria como outra qualquer e os expositores aí estão para demonstrá-lo: a pastelaria de um lado, bolos de aniversário (ou não) em frente, rigorosamente geométricos, brilhantes no seu chocolate - dir-se-ia que têm acabamentos perfeitos.


RIBEIRÃO (VN FAMALICÃO)

Casa Grande Chocolatier: Como num conto infantil
Na Casa Grande Chocolatier, o chocolate artesanal não é a regra, mas faz a regra. O resto é excepção. A Casa Grande tem a fábrica em Ribeirão e lojas próprias em Barcelos, Braga, Coimbra, Gaia e Vila do Conde.


ODEMIRA
A casinha dos chocolates da Beatriz

E subitamente, nas terras alentejanas de Odemira, uma fábrica de chocolate artesanal. Nascem delícias pelas mãos de Beatriz, argentina radicada em Portugal.


PORTO
Bombonaria Bonitos
Está na massa do sangue, está visto, da família Bonito. Pelo menos desde o avô de Isabel, o rosto da Bonitos, bombonaria do Porto, a espreitar a Avenida da Boavista. Há décadas que é referência em chocolates caseiros, destacando-se nos bombons, com 45 variações entre lisos e recheados, com frutos secos ou frescos, e aventurando-se sem açúcar. As amêndoas são afamadas, as compotas e as bolachas também, sobressaindo as embalagens cuidadas - e personalizadas, se for o caso, com peças de louça ou de cristal, por exemplo. Para o Dia dos Namorados reforçam a oferta com produtos temáticos: este ano, chupas em chocolate com "Amo-te" desenhado, corações embrulhados da Caffarel com mensagens na prata, "kamasutra" em chocolate 3D e lábios e corações de chocolate. (A.M.P.)
Rua Afonso Lopes Vieira, 150, Porto. Tel.: 226094568; 919360807. De terça-feira a sábado, das 10h às 13h; das 15h às 19h. www.bbonitos.com

PORTO
Arcádia
Chocolate no Porto tem um nome: Arcádia. Começou por ser fábrica da confeitaria da família Bastos, na Avenida dos Aliados, e tornou--se "a" instituição de chocolates artesanais de qualidade, que tem a casa-mãe na Rua do Almada, onde preserva a ambiência antiga, mas espalhou-se pela cidade e pelo país (Lisboa). É aqui que se produzem regularmente as tabletes tradicionais, as de origem, as de sabores e, mais recentemente, as sem açúcar; as tradicionais amêndoas e drageias decoradas à mão; as combinações com vinho do Porto e whisky - e, claro, os bombons e as línguas de gato de chocolate, apresentados em embalagens retro que mantêm a memória da casa, que cumpre 80 anos em 2013. Tradicionais são também as caixas-coração cheias de bombons com esse formato - de chocolate, de flor de chocolate e com margaridas de chocolate - que são icónicas por estes dias. (A.M.P.)
MAIS: Gostaram dos chocolates com vinho do Porto? Provem agora os de whisky
Rua do Almada, 63, Porto. Tel.: 222001518. www.arcadia.pt. De segunda a sexta-feira das 9h30 às 19h; sábado das 9h30 às 13h.
A Arcádia está também presente em Braga, Lisboa e Guimarães.


PORTO
Chocolataria Equador
O grafismo é irrepreensivelmente retro e profusamente colorido - um cartão de visitas que fica na retina, o dos chocolates Equador. Surgida em final de 2009 na Baixa portuense, tem uma imagem saída do livro de memórias, devidamente actualizada, mas o que fica na retina é a profusão de iguarias em exposição, todas produto de labor artesanal. As tabletes, clássicas, de cacau crioulo e de recheios (mirtilo, maracujá e framboesa) e as caixas de várias formas e feitios alinham-se imaculadas, as taças brilham em bombons e trufas e desdobram-se em cores em macarrons, os frascos guardam chocolate para barrar. (A.M.P.)
Rua Sá da Bandeira, 637, Porto. Tel.: 222018167; 912969650. www.chocolatariaequador.com. De segunda-feira a sábado das 10h às 19h.

 
LISBOA
Xocoa

A Xocoa é uma marca catalã especializada em chocolates e que, em 2009, abriu em Lisboa a primeira loja fora de Espanha. São chocolates de fabrico artesanal com misturas surpreendentes e formatos originais - um disco de vinil em chocolate é uma hipótese, um tabuleiro de Scrabble é outra. Tem também um excelente chocolate quente e variações como amêndoas com tiramisu e cobertura de chocolate negro da Venezuela. E para o São Valentim uns enormes corações vermelhos, e uns lábios para um sweet kiss. (A.P.C.)
Rua do Crucifixo, nº 112/114. Tel.: 213466370. De segunda a sábado, das 10h às 2h

LISBOA
Cacao Sampaka
Também vem da Catalunha, chama-se Cacao Sampaka, e é uma marca que tem como princípio acompanhar todo o processo de produção do chocolate, desde a selecção das favas até à venda final do produto. Existem caixas com oito colecções de chocolates, para os diferentes gostos. Na caixa Origens (colecção n.º 1), podem-se provar chocolates feitos com cacaus dos diferentes países e na das Inovações Gastronómicas há chocolates com azeitona, vinagre de Modena ou queijo de Parma. E há ainda os ultra-exclusivos La Joya, com 70% de cacau feito a partir da fava criolo branco de Tabasco, México, e o Xoconusco, também 70%, de real criolo, Chiapas, México. (A.P.C.)
Centro Comercial das Amoreiras loja 2007, piso 2. Telf: 213885211 Das 10h às 23h

--%>