Baixaria
Isto (não) é uma Baixaria
Tem um ar inacabado e cru; caixas de fruta são bancos e prateleiras, insultos mais ou menos velados espreitam das paredes. Mas algumas vezes são arte, que deverá ter aqui uma zona franca acompanhada de música ecléctica. É informal e tem algo de "favela chic", sem preconceitos. Chama-se Baixaria e não engana - a começar pela localização, na Baixa do Porto. Tem jam sessions e sessões de poesia, serve petiscos nacionais sob a forma de "espetinhos" e nos "caipivinhos" junta a caipirinha ao vinho.
Baixaria. Rua do Almada, 224. Porto. Horário: De terça a quinta-feira, das 18h às 02h; sexta e sábado das 18h às 04h.
Era uma Vez em Paris
Cabaret com alma indie
Há um inegável ar de família neste Era uma Vez em Paris, o irmão mais novo do Era uma Vez no Porto, porém é, definitivamente, mais extrovertido: este vira-se para fora, para as massas; o outro mantém-se intimista. O cenário busca conforto nos loucos anos 20 parisienses, veste uma aura boémia e burlesca de cabaret e busca um certo espírito de transgressão. Divide-se informalmente em espaço de estar e em espaço de dança e se a identidade musical continua a ser alternativa, como no caso do "irmão", aqui abre um pouco mais o registo, saindo mais do indie-alternativo para encontrar, por exemplo, alguma bossa nova ou electrónica, ainda que sem minimalismos ou afins.
Era Uma Vez em Paris. Rua Galeria de Paris, nº106-108. Porto. Tel.: 222083756. Horário: de segunda-feira a sábado, das 11h às 19h30; das 21h30 às 02h - 04h ao fim-de-semana.
The Wall
«Shake it, shake it» entre paredes douradas
Chama-se The Wall mas não tem qualquer ligação (afectiva ou outras) aos Pink Floyd. A wall aqui é literal: uma parede icónica que vemos como uma colmeia excêntrica, com garrafas iluminadas a substituir abelhas. Não é a única parede que sobressai no espaço cuidado que transborda para a esplanada na Rua Cândido dos Reis. Foi esta rua, onde as multidões são disciplinadas em esplanadas, que inspirou o estilo musical do The Wall: música dos anos 80 e 90, que se pode esticar aos anos 70 e viajar até aos dias de hoje.
The Wall. Rua de Cândido dos Reis, 90. Porto. Tel.: 222 086 557. Horário: De terça a quinta-feira das 15h às 02h; sexta e sábado das 15h às 04h.
Picarias Bar
O Porto de outrora, agora
"O Porto de outrora, o Porto de agora" é o slogan que nos recebe logo à entrada, em pedaço de parede ostensivamente revivalista. E a verdade é que o Picarias Bar é um espaço onde o passado e o presente se encontram: a primeira sala, a montra, tem uma atmosfera de "tasca revisitada"; a segunda sala aposta na contemporaneidade e o terraço vive para o calor. A lista de bebidas é complementada com uma substancial carta de petiscos que se servem todo o dia, com uma companhia musical que passa pelo chill out, jazz e house melódico. Os DJ entram em acção apenas aos sábados e aí pode haver um registo revivalista, com os anos 80 a fazerem aparição.
Picarias Porto Bar. Rua da Picaria, 55/57. Porto. Tel.: 222 085 239. Horário: De segunda a sexta-feira, das 11h às 02h; sábado das 17h às 02h.