Fugas - restaurantes e bares

  • Baixaria
    Baixaria Rui Farinha
  • Gin Club
    Gin Club Fernando Veludo n/Factos
  • Duas de Letra
    Duas de Letra Paulo Pimenta
  • Era uma vez em Paris
    Era uma vez em Paris Paulo Pimenta
  • É prá Poncha
    É prá Poncha Paulo Pimenta
  • The Wall
    The Wall Fernando Veludo n/Factos
  • Griffon's
    Griffon's Paulo Pimenta
  • Picarias
    Picarias Fernando Veludo n/Factos
  • Porto Tónico
    Porto Tónico Fernando Veludo/nFactos
  • Aduela
    Aduela Paulo Pimenta

Bares do Porto com sabor a Primavera

Por Andreia Marques Pereira

Com o festival Primavera Sound como banda sonora, escolhemos moradas criativas e recentes para ouvir outras músicas, entrar na poesia, saltar entre copos, cocktails e petiscos, dançar e conversar pela noite fora...


Baixaria
Isto (não) é uma Baixaria

Tem um ar inacabado e cru; caixas de fruta são bancos e prateleiras, insultos mais ou menos velados espreitam das paredes. Mas algumas vezes são arte, que deverá ter aqui uma zona franca acompanhada de música ecléctica. É informal e tem algo de "favela chic", sem preconceitos. Chama-se Baixaria e não engana - a começar pela localização, na Baixa do Porto. Tem jam sessions e sessões de poesia, serve petiscos nacionais sob a forma de "espetinhos" e nos "caipivinhos" junta a caipirinha ao vinho.
Baixaria. Rua do Almada, 224. Porto. Horário: De terça a quinta-feira, das 18h às 02h; sexta e sábado das 18h às 04h.

Era uma Vez em Paris
Cabaret com alma indie
Há um inegável ar de família neste Era uma Vez em Paris, o irmão mais novo do Era uma Vez no Porto, porém é, definitivamente, mais extrovertido: este vira-se para fora, para as massas; o outro mantém-se intimista. O cenário busca conforto nos loucos anos 20 parisienses, veste uma aura boémia e burlesca de cabaret e busca um certo espírito de transgressão. Divide-se informalmente em espaço de estar e em espaço de dança e se a identidade musical continua a ser alternativa, como no caso do "irmão", aqui abre um pouco mais o registo, saindo mais do indie-alternativo para encontrar, por exemplo, alguma bossa nova ou electrónica, ainda que sem minimalismos ou afins.
Era Uma Vez em Paris. Rua Galeria de Paris, nº106-108. Porto. Tel.: 222083756. Horário: de segunda-feira a sábado, das 11h às 19h30; das 21h30 às 02h - 04h ao fim-de-semana.

The Wall
«Shake it, shake it» entre paredes douradas

Chama-se The Wall mas não tem qualquer ligação (afectiva ou outras) aos Pink Floyd. A wall aqui é literal: uma parede icónica que vemos como uma colmeia excêntrica, com garrafas iluminadas a substituir abelhas. Não é a única parede que sobressai no espaço cuidado que transborda para a esplanada na Rua Cândido dos Reis. Foi esta rua, onde as multidões são disciplinadas em esplanadas, que inspirou o estilo musical do The Wall: música dos anos 80 e 90, que se pode esticar aos anos 70 e viajar até aos dias de hoje.
The Wall. Rua de Cândido dos Reis, 90. Porto. Tel.: 222 086 557. Horário: De terça a quinta-feira das 15h às 02h; sexta e sábado das 15h às 04h. 

Picarias Bar
O Porto de outrora, agora

"O Porto de outrora, o Porto de agora" é o slogan que nos recebe logo à entrada, em pedaço de parede ostensivamente revivalista. E a verdade é que o Picarias Bar é um espaço onde o passado e o presente se encontram: a primeira sala, a montra, tem uma atmosfera de "tasca revisitada"; a segunda sala aposta na contemporaneidade e o terraço vive para o calor. A lista de bebidas é complementada com uma substancial carta de petiscos que se servem todo o dia, com uma companhia musical que passa pelo chill out, jazz e house melódico. Os DJ entram em acção apenas aos sábados e aí pode haver um registo revivalista, com os anos 80 a fazerem aparição.
Picarias Porto Bar. Rua da Picaria, 55/57. Porto. Tel.: 222 085 239. Horário: De segunda a sexta-feira, das 11h às 02h; sábado das 17h às 02h.

Duas de Letra
Um bistrot no jardim

Não são casa de DJ, mas a música pode ser tão surpreendente como Edith Piaf a meio da tarde - nessas alturas, o Duas de Letra até parece um bistrot e isso é uma coisa boa. Em bom português, é um café-bar, onde se comem petiscos regionais a preço justo, definem os responsáveis. É da colecção deles que sai a música que vai soando - jazz, rock, portuguesa, brasileira... - enquanto passam as horas e o serviço se vai transmutando de cafetaria-pastelaria para bar. Sempre com muita conversa (mesmo que seja mediada por computador, há wi-fi) a dar razão ao nome.
Duas de Letra. Passeio de São Lázaro, 48. Tel.: 914207585. Horários: De terça a quinta das 10h às 20h; sexta e sábado das 10h às 2h.

Porto Tónico
Já sabíamos que era bebida, mas agora é também nome de bar - e haveria local mais propício para um bar chamado Porto Tónico do que o Porto? Com este nome, de uma penada, revelam-se uma cidade e uma bebida que se estão tornar mais efervescentes e cosmopolitas. O vinho do Porto tem, claro, especial destaque na lista de bebidas, apresentando-se numa série de combinações mais ou menos elaboradas, mas os cocktails de criação própria não são menosprezados. Como o não é a diversão: é bar mas também clube, e no Porto Tónic dança-se noite fora ao som do pop rock das décadas de 70, 80 e 90 com incursões até aos dias de hoje.
Porto Tónico. Rua de Cândido dos Reis, 96. Porto. Tel.: 961 512 811. Horário: Todos os dias das 17h às 02h.

Aduela
É a nova taberna-bar do Porto e combina copos, petiscos (incluindo conservas) e música tendencialmente nacional. No Aduela, no centro do Porto, bebe-se vinho em malgas, cerveja em flûtes e fazem-se lanches-ajantarados numa atmosfera que tem algo de taberna, é certo, mas com toque urbano e contemporâneo. É relaxado, despretensioso e até divertido, servindo-se com uma dose saudável de auto-ironia - veja-se o "Menino da Lágrima" que espreita na parede dos lavabos ao lado de uma Mona Lisa.
Aduela Taberna Bar. Rua das Oliveiras, nº 36 (em frente ao Teatro Carlos Alberto), Porto. Tel.: 937 508 035. Horário: De segunda a sábado 12h30 às 02h 

É Prá Poncha
A Madeira já chegou às Galerias de Paris

O nome tudo revela: este é um santuário à típica bebida madeirense de aguardente de cana-de-açúcar, que não está só mas ofusca o resto do cardápio (inteiramente líquido). No É Prá Poncha a bebida dos pescadores de Câmara de Lobos ganha protagonismo na noite e aventura-se com novos ingredientes, como a vodka, que a torna menos alcoólica, ou o gelo, que a faz mais suave. O resultado é uma lista que vai "poncha à pescador" à tradicional e que passa pela poncha de maracujá ou tangerina, a de absinto e a de whisky - e para uma "bomba", a tripla, servida numa caneca de cerveja. Das colunas de som vai saindo música dos anos 80 e rock comercial.
É Prá Poncha. Rua da Galeria de Paris, Nº99. Porto. Tel.: 969472546. Horário: De segunda-feira a sábado, das 17h às 04h.

The Gin Club
Quase poderíamos dizer que este é um bar de acesso limitado, mas aqui o limite é o gosto. E o gin o objecto da afeição. Não se chama The Gin Club à toa: são 168 as opções, que se oferecem em diversas aromatizações. Porque, afinal, o gin não vai bem apenas com água tónica e este é um bom local para o descobrir - na rua de Cândido dos Reis.
The Gin Club. Rua Cândido dos Reis, 70. Porto. Tel.: 962 448 739. Horário: De terça a sábado das 18h às 02h.

Griffon's
Remember Griffon's

Primeiro vieram as festas "Remember Griffon's" como indício da nostalgia. Afinal, o Griffon´s foi uma discoteca lendária do Porto dos anos 80, no tempo em que estas funcionavam em centros comerciais e até tinham matinés imperdíveis. Este ano concretizou-se o regresso, desta feita na Baixa do Porto mas com o mesmo objectivo: a busca da vanguarda musical numa altura em que o público é menos exigente em termos musicais e onde as novidades não se vão buscar a Londres mas à Internet. Com uma parte de bar e outra completamente devotada à dança, o Griffon's voltou para perseguir a senda alternativa que lhe deu fama.
Griffon's. Rua de Conde de Vizela, 95. Porto. Horário: De terça a domingo, das 23h às 04h.

E AINDA

Era uma Vez no Porto
Rua das Carmelitas, 162 (Baixa-Clérigos) 

Café Au Lait
Rua Galeria de Paris, 46 (Baixa-Clérigos) 

Casa de Ló
Travessa de Cedofeita, 20 (Baixa-Clérigos)

Pherrugem
Travessa de Cedofeita (Baixa-Clérigos) 

Maomaria
Rua de Cândido dos Reis, 84 (Baixa-Clérigos) 

Candelabro
Rua da Conceição, 3 (Baixa-Clérigos) 

O Meu Mercedes é Maior que o Teu
Rua Lada, 20 (Ribeira) 

Bonaparte
Avenida do Brasil, 130 (Foz) 


Clubes

Plano B
Rua de Cândido dos Reis, 30 

Tendinha dos Clérigos
Rua Conde de Vizela (Baixa-Clérigos). 

Rádio
Praça Filipa de Lencastre, 178 (Baixa-Clérigos) 

Armazém do Chá
Rua de José Falcão, 180 (Baixa-Clérigos)

--%>