Além da vitória da Alcôa - que também vende as suas criações em Lisboa, no El Corte Inglés -, foram ainda distinguidas com o segundo e o terceiro lugares duas pastelarias estreantes na competição, a Biarritz (na zona de Alvalade, Lisboa) e o Balcão do Marquês (ao Marquês de Pombal, Lisboa).
O pastel produzido na célebre pastelaria alcobacense conquistou o júri constituído por Virgílio Gomes (presidente do júri e gastrónomo), Rita Cupido (directora da revista Comer), Miguel Pires (crítico gastronómico), Joaquim de Sousa (chefe pasteleiro do Hotel Oitavos) e Raquel Moreira (investigadora gastronómica), depois de avaliados cinco parâmetros: aspecto, tacto, apreciação da massa em mastigação, sabor do creme e o conjunto do creme e da massa.
A Alcôa tem uma tradição de quase seis décadas (foi fundada em 1957) e, além dos pastéis de nata, dedica-se “à centenária arte de bem confeccionar, em recipientes de cobre, os doces conventuais, seguindo a tradição dos Monges de Cister que habitaram a região de Alcobaça”, resumem.
Aliás, pela Alcôa, o pastel não é o único a exibir prémios. Na Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais, o primeiro lugar já foi conquistado com o toucinho do céu (2003), as rabanadas (2006), o manjar dos deuses (2008), o torrão de abadessa (2009), os ovos do paraíso (2010), o torresmo do céu (2012) e as cornucópias (2013).
A concurso no festival Peixe em Lisboa estavam mais 11 pastelarias: Aloma (que conquistou o galardão em 2012 e 2013), Balcão do Marquês, Biarritz, Cristal, Chique de Belém, Casinha do Pão, Fim de Século, Hotel Altis, Mafraria (Pinhal Novo), Nilde e Selecção Continente (que no ano passado conseguiu a 2.ª posição).
Antes houve uma pré-selecção para escolher os finalistas e que deixou de fora Abelha d’Ouro, Centro de Campo de Ourique, Choupana Caffe, Pingo Doce, Santa Coina, Segredos com Açúcar, Signo Aquarius e Versailles.
A Alcôa é uma das casas participantes do festival Peixe em Lisboa, podendo a sua representação ser visitada e saboreada até ao final do certame (a decorrer até 13 de Abril no Páteo da Galé).
Em edições anteriores do concurso O Melhor Pastel de Nata, a pastelaria de Alcobaça já tinha conquistado um segundo prémio e dois terceiros lugares.