A menos de um mês de reabrir o seu Tomba Lobos – o restaurante de cozinha alentejana que deixou saudades quando encerrou no final de 2012 –, José Júlio Vintém instala-se em Lisboa durante uma semana, de 13 a 21 de Maio, no Terraço do hotel Tivoli.
Depois de um ano no Brasil, Vintém está de volta e traz a sua cozinha alentejana de açordas, borregos assados, migas, cozidos de grão e outras especialidades que, durante uma década, levaram portugueses e estrangeiros até ao restaurante de Portalegre, cuja reabertura (desta vez próximo de Portalegre, na serra, naquela que foi a sua primeira localização) está marcada para 10 de Junho. São estes pratos que apresenta agora no Tivoli, onde vem convidado pelo projecto “Portugal de Norte a Sul” que trouxe, antes dele, o Porto, representado pela Casa Inês, e que há-de trazer até 2015 outras regiões do país.
A ementa proposta por Vintém inclui um couvert com azeitona galega, azeite e pão alentejano, e entradas como peixinhos da horta, pezinhos de tomatada panados, favas com enchidos e morangos e perdiz de escabeche (preços entre os 8 euros e os 17,50, no caso da perdiz).
Para os pratos principais (com preços entre os 18,50 euros e os 24 euros), as propostas são açorda de bacalhau no forno, lacão afiambrado com crosta de coentros, borrego assado prensado com batatinhas novas, cozido de grão e entrecosto com migas. As sobremesas (entre os 6 euros e os 7,50 euros) são também tradicionais, da sericaia ao toucinho-do-céu.
No jantar de apresentação, houve uma mesa cheia de doçaria conventual alentejana da autoria da doceira Rosário Maria, que trouxe, entre várias outras coisas, o elaborado manjar branco (cujas pétalas devem ser comidas à mão), os doces de massa de amêndoa e ovos e os rebuçados de Portalegre.
Mantendo a sua cozinha profundamente enraizada na tradição alentejana, José Júlio Vintém gosta, no entanto, de introduzir inovações. Daí a colaboração com o produtor de citrinos Jean-Paul Brigand, que, também no Alentejo, produz centenas de variedades, algumas das quais Vintém está a trabalhar: no couvert que apresenta no Tivoli, por exemplo, a azeitona galega é temperada com combava, e, entre as sobremesas, a sericaia é acompanhada por um calamansi em calda, mas, para quem estiver atento há também, nestes pratos alentejanos, combava, lima kaffir, lima pursha ou lima-doce-de-roma.
Tomba Lobos no Tivoli até 21 de Maio
Hotel Tivoli - Av. da Liberdade, 185, Lisboa
Almoço: todos os dias das 12h30 às 15h
Jantar: todos os dias das 19h30 às 23h
Reservas: 213 198 934 ou reservas.terraco@tivolihotels.com