Muito fácil é criar sobremesas com a cereja do Fundão, que está óptima de tamanho, cor e sabor. Desafio maior é usá-la com peixe mas, garante Bertílio, também é possível, sobretudo se for peixe gordo como a cavala ou a sardinha. Já com carne, sobretudo pato e carnes vermelhas, há muitas hipóteses. Quem for ao Chapitô durante as próximas semanas será surpreendido com diferentes utilizações da cereja – um trabalho feito pelo chef mas também pelo resto da equipa da cozinha, que é convidada a apresentar novas ideias todos os dias.
A Fugas provou o único prato que faz parte da carta fixa e por isso estará sempre disponível: peito de pato curtido em vinho do Porto, conhaque e ervas aromáticas, sobre foie-gras, com cerejas frescas e coulis de cerejas – a frescura do fruto a quebrar a intensidade da carne. No bar vai haver cocktails de cerejas, sangria de cerejas e, à noite, na esplanada, um prato com gelo cheio de cerejas frescas para receber quem chega.
Chapitô à Mesa
Costa do Castelo nº 7, Lisboa
Telf: 218855550
Horário: todos os dias das 19h às 01h
chapito.org
Um cocktail “intenso e intrigante”
Especiado, concentrado, intenso, intrigante, complexo, sofisticado, doce – é assim, com (não) poucas palavras que Paulo Gomes, o criador do cocktail Spiced Rusty Cherry, descreve a sua criação. Estamos no Red Frog, o bar speakeasy que acaba de abrir na Rua do Salitre, em Lisboa.
Apesar do ambiente a transportar-nos para a Chicago dos anos 30, no Red Frog existe a preocupação de trabalhar com produtos portugueses. E, quando foram desafiados a trabalhar a cereja do Fundão, não hesitaram em dizer que sim, até porque já tinham anteriormente um cocktail com cereja.
O que fazem aqui é um shrub de cereja. “Shrub é uma das formas usadas antigamente para conservar a fruta, com vinagre e açúcar”, descreve Paulo. Juntam-lhe rum “para dar estrutura”, ginja com infusão de baunilha e chocolate e vinho do Porto e no final fazem um fumado de especiarias e colocam a bebida dentro de uma campânula para lhe dar um toque fumado. “O lado intenso é dado pelo fumo e o concentrado pelo rum e a cereja”, explica Paulo. “É um cocktail que apela a todos os sentidos e, apesar de fazer lembrar o Inverno e a lareira, sabe bem no Verão porque tem a frescura e acidez do vinagre e da fruta fresca.”
Red Frog
Rua do Salitre nº 5ª, Lisboa
Telf: 912513552
Horário: das 18h às 02h, sextas e sábados até às 04h. Fecha ao domingo
www.redfrog.pt
Rota Gastronómica da Cereja do Fundão
Restaurantes:
. Laurentina "O Rei do Bacalhau"
. O Talho
. Eleven
. Tasca da Esquina
. Varanda do Ritz
. Bistrô 4
. Ibo Marisqueira
. Chapitô à Mesa
. Boi-Cavalo
. Adega do Machado
. Cantinho do Avillez
. Café Lisboa
. Taberna da Rua das Flores
. Cervejaria da Esquina
. Sushic
. Feitoria
. Fortaleza do Guincho
. Porto de Santa Maria
. Flores do Bairro
Bares:
. Ritz Bar
. Red Frog
. Gin Lovers - Vestigius
. Café Bar BA - Bairro Alto Hotel
. O Purista Barbiére