Um dos pontos fracos da gastronomia indiana, na sua opinião, é tudo ser demasiado cozinhado. “Quando se compra uma boa peça de peixe ou carne queremos prepará-la na perfeição e, infelizmente, na comida indiana tudo é cozinhado demais, durante muitas horas, até a carne se separar do osso e os vegetais perderem o valor nutricional. O que pretendo é manter o mesmo perfil de sabor, mas com os ingredientes cozinhados no ponto e bem apresentados.” Outra alteração que planeia introduzir tem a ver com os hidratos de carbono. “Quero quase eliminar a pesada cozinha de hidratos a que estamos habituados na Índia com grandes taças de arroz, muito pão.”
A abertura está prevista para Junho ou Julho de 2016 e Alfred ainda procura o nome certo. “ Tem que ser um nome que reflicta o conceito, a maioria dos restaurantes indianos tem o nome de especiarias, ou, no caso dos mais antigos, nomes como Star of India, Taj Mahal, Tandoori isto ou aquilo. Eu quero um nome curto, fácil de dizer e de lembrar, quero que seja um sítio de todos os dias, com pequenos pratos para partilhar, porque a forma de comer na India é partilhando pratos.” Será, promete, uma cozinha “colorida, divertida, leve”.
Jantares de Inverno
O Martinhal – o resort de cinco estrelas que nasceu há cinco anos na Praia do Martinhal, em Sagres – posicionou-se como “O melhor resort de luxo para famílias na Europa”. E, de facto, no início de Outubro está praticamente cheio de jovens casais com crianças de colo (porque para os mais velhos o ano escolar já começou).
Para além dos 37 quartos do hotel, existem 55 Ocean Houses, 28 Bay Houses, 39 Garden Houses e 10 Pinewoods (com piscina privada). Há ainda as Luxury Villas (45) e as Vilas Mimosa (23). Os serviços de apoio oferecem, entre outras coisas, cinco clubes para as crianças de diferentes idades.
O resort tem ainda três restaurantes: o Dunas (junto à praia), que serve sobretudo marisco e peixe, Os Gambozinos (italiano) e O Terraço, que fica no edifício principal, e onde se realizou o jantar do chef indiano Alfred Prasad. É aí que, durante os meses de Inverno, acontecem geralmente estes jantares, abertos a toda a gente e não apenas aos clientes do resort.
Nos últimos anos passaram pelo Martinhal sobretudo chefs portugueses, mas haverá também convidados estrangeiros – basta estar atento à agenda para conhecer os próximos convidados. O preço de cada jantar de Alfred Prasad foi de 80 euros por pessoa, incluindo uma selecção de vinhos portugueses.