Fugas - restaurantes e bares

  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR

Continuação: página 3 de 3

Adega: como o guia Michelin se rendeu à comida tradicional portuguesa

Não hesitaram. Para Jéssica significava um regresso a casa, para David a primeira grande experiência fora de Portugal. Adquiriram o espaço, juntamente com os pais de Jéssica, mudaram-lhe a cara, o nome, a ementa. O número 1614 da Alum Rock Avenue é agora mais moderno e sofisticado, embora essencialmente português. Há um mural de azulejos azuis e brancos, voam andorinhas e couves de Bordalo Pinheiro nas paredes, as mesas são em madeira maciça e há antigos materiais de construção de barris a fazer a ligação entre a decoração e o nome, que se materializa igualmente na enorme estante de vinhos. “Os nossos fornecedores dizem que é a carta de vinhos portugueses mais vasta fora de Portugal”, orgulha-se Carlos Carreira, que durante quase duas décadas trabalhou no mercado de importação de vinhos.

A localização, junto a uma via rápida que transforma em minutos a distância de 20 quilómetros até Silicon Valley, também contribui em muito para o sucesso conquistado em menos de um ano, acreditam. O melting pot cultural que se junta entre os milhares de empresas tecnológicas e start-ups da região ajuda a que a criatividade faça “parte do tecido social” e que os potenciais clientes sejam “mais abertos a arriscar”.

“À semelhança de tantas outras coisas maravilhosas de Portugal, a gastronomia tem sido pouco promovida e divulgada” internacionalmente, defendem, mas em São José esse “total desconhecimento” da cozinha portuguesa é combatido pela vontade de “experimentar coisas diferentes”. O que resulta numa “clientela muito variada e divertida”, que junta norte-americanos, jovens emigrantes de todo o globo à procura da fortuna no El Dorado digital e ainda a comunidade portuguesa e de descendentes que continua a viver no bairro.

É em satisfazê-los que continua a focar-se David, depois de conquistada a estrela Michelin. “É muito gratificante e uma grande surpresa, mas também uma responsabilidade acrescida”, defende. "Não era algo que procurássemos e não é isso que me tira o sono. O que me tira o sono são as filas de clientes e a vontade de fazer um bom trabalho e deixá-los felizes.” Se é verdade que garantem nunca ter tido falta de clientes, agora o telefone não pára de acumular reservas para jantar. E até meados de Janeiro já não “há hipótese nenhuma de encaixar mais ninguém”.

Adega
1614 Alum Rock Ave. San José, CA
Tel.: +1 408 926 9075
Email: info@adegarest.com
www.adegarest.com
Horários: de quarta a domingo das 17h às 21h30

--%>