Fugas - restaurantes e bares

Nelson Garrido

Itália organiza semana gastronómica pelo mundo

Por Fugas

A I Semana da Gastronomia Italiana no Mundo decorre de 21 a 27 de Novembro com mais de 1300 eventos em 105 países, incluindo Portugal. Para comer, debater e reflectir em workshops, exposições, filmes, livros e conferências.

No ano passado, a Exposição Universal de Milão pôs a cidade italiana a debater sobre como “alimentar o planeta”, parte do lema do encontro internacional, a par da questão energética. Um ano depois, a I Semana da Gastronomia Italiana no Mundo nasce como herança da Expo 2015, procurando reflectir sobre temas agro-alimentares de importância global, como a qualidade dos produtos, a sustentabilidade ou a segurança alimentar; mas também como forma de promover a cozinha italiana, os seus ingredientes e técnicas ancestrais, os vinhos, os valores da dieta mediterrânica ou o papel que todos estes factores desempenham na cultura e na comunidade italiana.

O evento, que o Governo de Itália e as diversas instituições envolvidas pretendem que se torne anual, decorre ao longo da próxima semana em 105 países dos diferentes continentes, incluindo Estados Unidos, Rússia, Brasil, China, Japão, Emirados Árabes Unidos e Portugal. No total, são mais de 1300 eventos, entre conferências, encontros com chefs, lançamentos de livros, jantares e sessões de degustação, cursos de cozinha e tantos outros.

Por cá, a iniciativa é antecipada por um mercado italiano, a decorrer este fim-de-semana na Praça da Figueira, em Lisboa. A feira conta com stands de restaurantes, produtores e fornecedores italianos e prevê diversos momentos musicais, num evento que celebra igualmente cem anos de actividade da Câmara do Comércio Italiano em Portugal.

Segunda-feira, dia 21, a projecção do filme Lacena, de Ettore Scola, inaugura o programa luso da semana gastronómica, no Instituto Italiano de Cultura, em Lisboa (às 11h). À tarde, é inaugurada a exposição “100-120-150 Pellegrino Artusi e a Unificação de Itália na culinária”, numa versão bilingue, seguida do primeiro workshop do evento, dedicado ao “gnocchi in rosso e in verde”. A abertura oficial do evento está marcada para as 19h, com a conferência “L’identità italiana in cucina”, dada por Massimo Montanari, especialista em História da Alimentação.

Entre a programação, destaque para a presença de Luciano Zazzeri, “conhecido como um dos maiores chefs pescadores de Itália” e líder da cozinha do restaurante La Pineta, em Marina di Bobbona (Toscana). O chef italiano estará em Lisboa na quarta-feira para apresentar o seu livro La baracca dello Zazzerie, dar um workshop sobre peixe azul e bacalhau e conduzir um jantar especial a decorrer no Círculo Eça de Queirós. Na terça-feira, Carla Giorgi ensina “a arte da massa fresca feita à mão” na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.

Ao longo da semana, serão exibidos vários filmes e documentários sobre a temática, estará patente uma exposição de livros de receitas e de revistas culinárias e serão apresentados mais dois livros, Mangiare alla giudia. La cucina ebraica in Italia dal Rinascimento all'età moderna e La scienza in cucina e l’arte di mangiar bene.

O instituto italiano recebe ainda a conferência “Mò senti er pranzo mio” de Marcello Teodonio e a sede da Academia da Marinha será palco da palestra “New crops from America. Did they really change European food culture?” por Massimo Montanari.

--%>