Fugas - restaurantes e bares

  • Vladimir Mukhin
    Vladimir Mukhin DR
  • Rábano negro e flor vermelha, por Vladimir Mukhin
    Rábano negro e flor vermelha, por Vladimir Mukhin DR
  • Os gémeos Sergei e Ivan, do Twins
    Os gémeos Sergei e Ivan, do Twins DR
  • Bolbo de aipo em pasta recheado com cevada, dos gémeos Sergei e Ivan
    Bolbo de aipo em pasta recheado com cevada, dos gémeos Sergei e Ivan DR
  • A sala do Jhivago
    A sala do Jhivago DR
  • Um dos pratos do chef Andrei Schmakov, do Savva
    Um dos pratos do chef Andrei Schmakov, do Savva DR
  • Uma mesa do Elargi
    Uma mesa do Elargi DR

Continuação: página 4 de 4

Entre o passado e o futuro, uma nova era para a cozinha russa em Moscovo

Grand Cafe Dr. Jhivago   

Aberto há dois anos, o Dr. Jhivago é um dos restaurantes do momento. Com a sua decoração vistosa, em tons de vermelho e branco, e um horário contínuo (abre 24 horas), o espaço é muito concorrido a qualquer hora do dia. Gennady menciona o rodopio que começa logo pela manhã: “Fica próximo do Parlamento, então os deputados vêm muito aqui para o pequeno-almoço, almoço e lanche. Depois, ao final da tarde, começa a movimentação antes do teatro. E, após os espetáculos, há muitos clientes que vêm para um jantar tardio.”
Trata-se de um lugar interessante para quem quiser conhecer uma cozinha clássica russa, despretensiosa, mas com uma apresentação cuidada e um toque actual. Os pratos são para partilha e entre os recomendáveis encontramos o aspic de cogumelos, os dumplings de vaca e porco, os rolinhos de couve com cauda de lagostim ou a salada russa (sim, foi inventada no país, no século XIX), por exemplo. Para acompanhar: vodka, kvass ou Polugar, um destilado de centeio elaborado como um uísque mas sem envelhecimento. 
Mokhovaya St, 15/1
Tel: +7 499 922-01-00

Elargi

Segundo Gennady Jozefavichus, “a comida da Geórgia (junto com a do Uzbequistão) é a mais popular entre as cozinhas, digamos étnicas, que encontramos em Moscovo.” Anna Kukulina concorda e adianta que o restaurante onde nos encontramos, o seu preferido, é melhor do que qualquer um na própria Geórgia. 
No Elargi, de decoração clássica e distinta, serve-se comida de conforto e de partilha, o ideal para quem chega de uma longa e cansativa viagem (foi o primeiro restaurante que visitámos, em Moscovo). A não perder, o hatchapuri adjaria, algo entre uma pizza calzone e um pão-de-ló salgado (no sabor e na textura). Quando chega à mesa o empregado junta-lhe uma gema de ovo e mistura no recheio de queijo fundido. O resultado é de chorar e pedir mais. Para acompanhar, recomenda-se um branco de ânfora da Geórgia — o país tem uma larga tradição de vinho — ou uma limonada com estragão.
Gagarinskiy per., 15 
Tel: +7 495 627-78-97

Como ir 

 A TAP voa directamente para para Domodedovo, em Moscovo. O aeroporto fica a 47km do centro da cidade, uma distância que de táxi tanto pode levar uma hora como o dobro, dependendo do trânsito. 
 
Onde ficar

Há hotéis de todos os géneros e feitios. Porém, para se ter um cheirinho de outras épocas, não há como o histórico Metropol (onde a Fugas ficou, a convite), o hotel das figuras do espetáculo, reis e chefes de Estado — entre eles, Jorge Sampaio, com direito a foto na galeria dos notáveis. 

O que comprar 

Comida: pão preto de centeio, pickles, caviar (há opções de recolha sustentável em que não é necessário abater o peixe para o extrair), esturjão e arenque fumado e compota de pinhas ou de morangos selvagens.
Bebidas: Vodka (claro!), Polugar (destilado de centeio) e kvass.

--%>