- 126
- /
- 197
-
Casa Santo António Baixa
"A ideia é, em tudo o que fazemos, ter sempre presente o que é Portugal", diz Graça Almeida, responsável pela nova Casa Santo António Baixa, no Porto. "Tasca gourmet", vive na órbita da casa-mãe, na Rua de São Bento da Vitória, a umas centenas de metros.
-
Qosqo
Foi no Verão do ano passado que abriu em Lisboa o restaurante peruano Qosqo. Numa altura em que o Peru vive uma revolução gastronómica e apresenta ao mundo a sua cozinha, em Lisboa Gabriela Ruiz, Marco Leyva e José Araújo apostaram num pequeno espaço de piso térreo e cave para que também os portugueses descobrissem o pisco sour (bebida à base de aguardente vínica), o ceviche (peixe cru cozinhado com sumo de lima), os tiraditos (peixe com diferentes molhos) e as causas (puré de batata com recheio).
-
Kampai
Neste restaurante de 40 lugares e decorado com motivos náuticos existe uma ligação forte entre os Açores e o Japão. À partida pode parecer estranho, dado que pouca ou nenhuma relação existe entre a culinária de ambos os territórios. Contudo, se tivermos em conta que existem nos Açores peixe e chá verde, dois produtos muito presentes na cultura e na gastronomia japonesa, a ligação acaba por fazer sentido. Dos Açores vem então a matéria-prima de excelência, como o atum, o lírio, o goraz ou o imperador, peixes que dão origem a pratos tradicionais nipónicos como sushi ou sashimi.
-
Crise leva restaurante espanhol com duas estrelas Michelin a fechar portas
Dois anos depois da morte do cozinheiro catalão Santi Santamaría, o Can Fabes não resistiu à crise.
-
Festival Gourmet do Vila Joya volta a reunir mais de 50 estrelas Michelin
Em Novembro, o restaurante (e resort) algarvio redobra a aposta no luxo culinário, somando celebridades com muitas estrelas Michelin, incluindo um dos irmãos Roca (do "melhor restaurante do mundo") num dos mais importantes festivais do género. O Festival Internacional Gourmet realiza-se em Novembro e o preço por jantar acompanha a fama: entre 350 e 600 euros.
-
Nelson dos Leitões
Leitão da Bairrada no Porto? Pois claro! No Nelson dos Leitões. Mesmo que isso ponha em causa a lógica do velhíssimo ditado que coloca Maomé a caminho da montanha e não ao contrário.
-
A Sandeira do Porto
Numa Baixa mais calma e discreta do Porto, mais concretamente na Rua dos Caldeireiros, nasceu A Sandeira, um novo espaço do roteiro nocturno portuense, mas que também funciona durante o dia. Todas as sandes e saladas têm nomes inspirados na Invicta.
-
BH - Belo Horizonte
Deste edifício moderno e Art Déco, revela-se sempre "belo" o horizonte marítimo da Foz. É mesmo um Belo Horizonte, este BH que se ergue no Porto e que, mais do que bar, é todo um complexo de propostas, incluindo esplanada, galeria de arte ou imenso salão para eventos. Uma casa camaleónica.
-
Academia Portuguesa de Gastronomia distingue Henrique Mouro e crítico da Fugas
Entre as distinções, entregues esta terça-feira, o Grande Prémio de Artes de Cozinha vai para o chef do restaurante Assinatura, o Prémio de Literatura e Cultura Gastronómica para Fortunato da Câmara e o Grande Prémio Maria de Lourdes Modesto para a dona Carolina da Tasquinha do Oliveira em Évora.
-
Cheers Avenida
Pouco importa se é bar ou restaurante. No Cheers há um apurado sentido gastronómico que cruza de forma exemplar a tradição e a modernidade culinária, no ambiente bairrista de que se alimenta a Capital Europeia da Cultura.
- 126
- /
- 197