Fugas - Viagens

  • Está constituída a Rede de Judiarias Portuguesas. Paulo Pimenta leva-nos a descobrir as judiarias e sua cultura através da fotografia
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Rede de Judiarias Portuguesas: À procura de Sefarad em Portugal

Só há poucos anos a pequena comunidade - umas 150 pessoas, diz o seu presidente, António Mendes - começou a sair da clandestinidade. A tal ponto que, finalmente, voltou a ter uma sinagoga. Ao entusiasmo do actual rabino, Elisha Salas, não será alheio o facto de a comunidade ter começado a contratar com empresas da região a produção de alimentos casher - vinho, azeite, pão, sumos. Para breve, já se fala em projectos de hotéis e restaurantes com comida casher, preparada segundo as regras judaicas.

O rabino é também o animador de um curso de hebraico, frequentado por 18 pessoas - ligadas ao turismo, na maior parte dos casos. Na comunidade, as pessoas sabem pelo menos o hebraico para ler a Tora e fazer as orações bíblicas.

Estes são os sinais visíveis da presença de judeus - já que, em Belmonte, ela teve que ser dissimulada o mais possível. "Seria difícil sobreviver se houvesse sinais exteriores", diz António Mendes, presidente da Comunidade Judaica, agente da GNR aposentado.

A sinagoga Beth Eliahu (ou Casa de Eliahu), inaugurada em Kislev de 5757 (como quem diz, Dezembro de 1996) foi construída pela dádiva de um judeu marroquino.

Edificada numa ponta da vila, num promontório que desce a pique sobre um vale, tem no centro da sala de culto uma candeia. É o símbolo dos judeus de Belmonte, acesa de sexta ao final da tarde até ao pôr do sol de sábado. Mas sagrado não é o espaço, afirma António Mendes. "Sagradas são as escrituras." E, em epígrafe, uma frase de Barros Basto, que tentou apoiar o desenvolvimento da comunidade de Belmonte na primeira metade do século XX: "Adonai [Deus] está no seu templo sagrado. Na sua presença toda a terra permanece em silêncio."

Guarda: Ruas e casas da memória de exílios

É no Largo de São Vicente, onde mercadores judeus e cristãos se encontravam, que começava a judiaria da Guarda. Terá sido, diz Vítor Pereira, 36 anos, arqueólogo e funcionário municipal, uma das mais importantes da Beira Interior, referida já no século XIII, pouco após a fundação da cidade. Mais importância teve ainda depois da expulsão dos judeus de Espanha, decretada em 1492. Trinta mil judeus terão passado para Portugal só pela fronteira da Guarda.

Séculos depois, a fuga e o exílio voltaram a passar pela Guarda: graças a Aristides de Sousa Mendes, o cônsul português em Bordéus na época da II Guerra Mundial, muitos judeus entraram de novo em Portugal pela fronteira de Vilar Formoso, ali perto.

Para recordar essas histórias de exílios, a Câmara Municipal prepara-se para reconverter o antigo edifício dos paços do concelho, do século XVIII, que já albergou uma mediateca, numa Casa da Memória dedicada ao cônsul.

"Aristides Sousa Mendes é importante na Guarda, porque ele fecha um ciclo, depois da expulsão do século XVI", diz Elsa Fernandes, vereadora do executivo municipal.

O projecto pretende dotar a cidade de um centro de investigação, mas também desenvolver a relação das pessoas com a memória judaica da urbe, envolvendo-as na preservação de ruas e casas.

As perseguições não foram alheias à própria localização da judiaria da Guarda, que estaria perto da saída da cidade. Dentro do bairro judeu, onde muitas casas eram propriedade do rei, havia uma sinagoga, um mercado, a atafona (moagem do pão) e poços de abastecimento de água, além de um cemitério próprio.

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