O programa vai arrancar oficialmente a 23 Maio, dia internacional dos direitos de autor, e inclui o sortido habitual de conferências, festivais, exposições - com especial ênfase nas crianças e com convidados de todo o mundo, entre os quais se esperam alguns autores nobelizados. O entorno é o da mais descontraída capital do Cáucaso, com significativas heranças arquitectónicas russas e soviéticas, amplas zonas arborizadas e rodeada de importantes sítios arqueológicos, que testemunham cem mil anos de história e os encontros e desencontros de muitas civilizações.
Turismo da Arménia | Erevan Capital Mundial do Livro
9. FINLÂNDIA, Helsínquia
{Capital Mundial do Design 2012}
Pode soar como inusitado um encontro de "cadeiras de baloiço" num parque, mas vai mesmo acontecer - no dia 30 de Junho. Na verdade, não é a primeira vez que tal vai suceder: aconteceu no ano passado em Turku, no âmbito da Capital Europeia da Cultura, e parece que os finlandeses lhe tomaram o gosto.
Desta vez, Helsínquia é o palco e a Capital Mundial do Design 2012 é o subterfúgio. É à boleia desta que este será um ano repleto de eventos, entre os mais ortodoxos e os mais invulgares, que vão invadir a cidade todo o ano. Às vezes mesmo literalmente, portanto, como com essas cadeiras de baloiço, um objecto que é, aliás, também pretexto para um concurso de design.
Já no dia 31 de Dezembro Helsínquia foi invadida pelo espírito da Capital Mundial do Design,
quando, ainda antes da meia-noite, a catedral foi iluminada por uma projecção 3D - porém, a cidade há muito que foi tomada pelo espírito utilitário do design, em parceria com as áreas de tecnologia, como ferramenta do desenvolvimento da cidade e da melhoria das condições de vida das pessoas.
Agora, vai abrir-se ainda mais a todos os criativos da área e ensaiar novas soluções com a participação da população e visitantes. Isto numa cidade onde nomes incontornáveis do modernismo - como Alvar Aalto e Eliel Saarinen - deixaram marcas indeléveis que convivem em harmonia com a arquitectura grandiosa herdada do império russo, que contribuem para fazer da "pérola do Báltico" uma das mais interessantes capitais do Norte da Europa.
Capital do Design 2012 | Turismo de Helsínquia | Turismo da Finlândia
10. Ucrânia
{Euro 2012, Junho e Julho}
Durante séculos, a Ucrânia passou mais ou menos despercebida no mundo, primeiro no império russo, depois no meio das repúblicas soviéticas, para referir os ocupantes mais recentes. Há 21 anos independente, e com uma Revolução Laranja pelo meio, esta "terra de fronteira", mestiça de influências, parece estar a conquistar uma identidade própria e espaço de afirmação no contexto europeu e mundial.
A co-organização do Campeonato Europeu de Futebol pode ser vista como um sintoma disso e, claro, constitui uma oportunidade única para o país se mostrar ao mundo e partilhar uma história riquíssima de encruzilhada entre o leste e oeste, e, em grande medida, desconhecida.
Da capital, onde se jogará a final a 1 de Julho, espreitam 15 séculos de História, que fazem de Kiev uma das mais antigas cidade eslavas, berço da Igreja Ortodoxa (o mais antigo mosteiro, do século XI, fica aqui), montra da magnificência bizantina na catedral de Santa Sofia, 13 cúpulas azuis e douradas num skyline onde dezenas de outras cúpulas se destacam, e vitrina de arquitectura soviética (grandiosa e utilitária), nas margens do rio Dnieper amplamente arborizadas.