Donetsk, cuja equipa local é agora presença assídua entre a alta-roda do futebol europeu, viu nascer um estádio grandioso num cenário eminentemente industrial e Lviv, a segunda cidade e capital cultural da Ucrânia, prepara-se para dar o palco central ao futebol em cenário de arquitectura gótica, renascentista, barroca (património mundial da UNESCO) com intromissões soviéticas, e lugares sagrados do mundo ortodoxo. Kharkiv orgulha-se de ser a origem da indústria nuclear soviética e a ciência (e o ensino, em geral) dominam o enquadramento mental desta cidade universitária de grandes praças.
Estas são as quatro cidades "do" europeu de futebol, mas, haja tempo, muito mais Ucrânia espera o visitante, desde a cinematográfica Odessa à balnear Crimeia, passando pelos Cárpatos.
Turismo da Ucrânia | Ucrânia 2012 |
11. Polónia
{Euro 2012, Junho e Julho}
O futebol é santo-e-senha na Polónia em 2012, não fosse este um dos países anfitriões do Campeonato Europeu. Aliás, já o vem sendo desde que foi anunciada a organização do campeonato que transformou o país num estaleiro de obras públicas. A apoteose chega em Junho-Julho, quando a bola começar a rolar nos campos e os adeptos a invadir as ruas das cidades. E em cada adepto há um potencial turista e por isso as autoridades estão a apostar na promoção do país para capitalizar a afluência inusitada esperada.
Na Polónia, as grandes avalanches terão encontro marcado em Varsóvia, Gdansk, Poznan, Wroclaw, Chorzów e Cracóvia e seguindo este itinerário futebolístico conhece-se boa parte do país - começando no centro-leste do país, subindo até à costa do Báltico, a norte, e descendo, passando pelo centro-oeste, antes de entrar no sul - e passeia-se pela sua história, com passagens por cidades charneira da história do século XX, sobressaindo Gdansk, que foi ponto de ignição da II Guerra Mundial (a Danzig "alemã") e do princípio do fim do regime comunista (o movimento Solidariedade, de Lech Walesa, nasceu aqui), ou Cracóvia, capital cultural polaca.
Em Varsóvia, a cidade-fénix constantemente a reerguer-se dos escombros, encontramos uma urbe a transformar-se numa capital europeia cosmopolita, Poznań mistura os pergaminhos de ser uma das mais antigas cidades polacas com uma população universitária vibrante, Wroclaw exibe-se entre ilhas e pontes como a "Veneza polaca" de arquitectura colorida e rigorosamente centro-europeia que se estende a Chórzow, cidade, como outras nesta zona de confluência de interesses, com história dividida entre Alemanha e Polónia.
Turismo da Polónia | Polónia 2012
12. Guatemala, Belize, Honduras e México - o mundo maia
{Dezembro...}
Os maias crêem que este será o ano do fim do mundo e seja isso o apocalipse ou começo de uma nova era é o que se verá ao longo do 2012 - com o seu culminar no solstício de Inverno, a 21 de Dezembro.
O mundo maia prepara-se para celebrar o fim do que chama a "Contagem Longa", um ciclo de 5125 anos, e por isso nos países onde a cultura maia é mais perene este é um ano de festivais, cerimónias, visitas temáticas, um bom pretexto para conhecer os principais sítios arqueológicos e a sua cultura através dos seus descendentes. O tiro de partida já foi dado, com cerimónias na Guatemala, Honduras, Belize e no México (onde, inclusive, um relógio do fim do mundo já entrou em contagem decrescente), países que apostam todos os seus trunfos turísticos em torno desta profecia.