Na Guatemala, que tem a maior população de maias, o Oxlajuj B'aqtun 2012 engloba uma série de eventos e novas rotas turísticas ao coração do mundo maia do país: Universo Maia - Tradições ancestrais permite interacção com comunidades; Calendário Maia - Traços do Tempo concentra-se no planalto central do país e passa por cidades e locais arqueológicos; Dualidade Maia - Equilíbrio do Corpo e Espírito é uma exploração do desenvolvimento espiritual dos maias pelos trilhos do planalto ocidental.
Nas Honduras, as ruínas de Cópan vão concentrar as atenções com diversas iniciativas, com especial destaque para os solstícios, e com a abertura de cinco novas ruínas nas redondezas. No Belize, que se assume como "o coração do mundo maia" e onde há um calendário mensal de celebrações, também os solstícios - e os equinócios - serão dias de charneira: os visitantes serão instados a passar a noite nas ruínas de Caracol, excepto no solstício de Inverno, o "último" dia do calendário, no qual será Cahal Pech a receber as festividades, que incluem fogo-de-artifício, corrida de tochas e concertos. Este ano, haverá também um "passaporte maia", que deverá ser carimbado em cada um dos inúmeros sítios arqueológicos, dos quais contém informação.
No México, onde uma série de cidades-estado maias dominava uma grande região, os festejos vão abranger diversas regiões do país, desde a península do Iucatão a Chiapas, as celebrações vão incluir tanto conferências académicas como, por exemplo, recriações de jogos, cerimónias e peregrinações.
Turismos: Honduras | México | Guatemala | Belize