Varsóvia, a capital mal-amada
Um centro histórico de fazer de conta, vários quarteirões de arranha-céus "high-tech", resmas de pré-fabricados soviéticos e um bairro operário convertido em sítio cool formam o peculiar tecido urbano que é hoje Varsóvia. Não será um caso de amor à primeira vista, mas a capital polaca é daquelas cidades que dão luta para além do Euro 2012 (...)
Gdansk: Memória e reinvenção
As jóias da cidade hanseática, os bunkers da Segunda Grande Guerra, os estaleiros navais onde nasceu o Solidariedade: Gdansk junta essas histórias todas e o futuro que está a construir na sua cauda. Poucas cidades europeias estarão hoje a sofrer uma transfiguração tão estimulante (...)
Wroclaw, uma mão-cheia de coisas extraordinárias (que não são polacas)
Depois de Cracóvia, chega a vez de Wroclaw ficar na moda. A nova sensação urbana da Polónia tem pontes com cadeados fechados a corações e muitos edifícios com plantas circulares. A espantosa capital da Silésia é um dos palcos do Euro 2012 e, em 2016, será Capital Europeia da Cultura (...)
Poznan, a cidade-berço revisitada
Poznan tem os interiores mais bem preservados do Terceiro Reich e um dos centros comerciais mais espectaculares do planeta. A cidade-berço da Polónia surpreende pela ousadia com que encara o século XXI. A selecção portuguesa vai estagiar ali mesmo ao lado (...)
MAIS
As cidades Euro da Ucrânia
Kiev
Lviv
Kharkiv
Donetsk