Fugas - Viagens

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    Auto-retrato: Mãe elefante e cria captados pelas câmaras automáticas do parque, sensíveis ao movimento Parque Nacional da Gorongosa

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Gorongosa, lugar do silêncio

Depois, vieram as guerras. A primeira, a da independência, poupou a reserva; a segunda, a civil, não.

Renamo, Frelimo, paz

Quem me falara na Gorongosa fora a minha amiga Irene Grilo: um dos lugares da sua infância estava a recuperar de sistemáticas matanças. Incansável defensora dos direitos dos animais, agente de viagens especializada em safaris, queria ver como estão as espécies a reagir, que estruturas existem para receber visitantes e de que forma tudo isso se relaciona com as comunidades locais. Volvidos alguns meses, ali estávamos nós, num todo-o-terreno conduzido por Blessed, um guia que não lhe caiu bem, sob o olhar de Njinga, um guarda que lhe inspirava grande confiança.

Njinga nasceu em Cheringoma, distrito da província de Sofala, que faz fronteira com a Gorongosa. Aos 14 anos foi levado pela Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) - pouco depois da independência, ex-militares portugueses e dissidentes da Frelimo tinham-se instalado na Rodésia e lá criado aquele movimento; com a independência do rebaptizado Zimbabwe, assentaram arraiais na África do Sul e, com o Acordo de Nkomati, em 1983, ergueram o quartel-general, a Casa Banana, no sopé da serra da Gorongosa. Era um bom sítio para escapar à observação aérea.

A vida tornou-se infernal para os homens e para os animais selvagens que ali viviam. O parque foi encerrado.

Na muita papelada que imprimira para ler durante a viagem, havia um livro do politólogo Jaime Nogueira Pinto sobre a guerra civil. Nele aparece o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, a descrever o modus operandi: "Actuávamos em grupos muito pequenos, dispersos pela serra, com grande conhecimento do terreno, e eles pensavam que nós éramos como que espíritos da serra da Gorongosa, que estávamos em todo o lado ao mesmo tempo. Um só homem nosso podia fazer muitos estragos no inimigo naquele teatro de operações!".

Rapazes como Njinga eram treinados para improvisar. Sobreviviam com muito pouco. Não usavam farda. Vestiam t-shirt e calças de ganga ou fazenda. Só alguns calçavam sapatos ou botas. Njinga lembra-se de haver 30 quilos de farinha para 500 homens. Odiava aquilo. Fugiu com um amigo. Ainda passou por casa. "‘Papá, eu não vou mais àa Renamo, vou viver no mato. Eu sou pessoa. Meus irmãos já morreram. Eu quero ficar vivo.'"

Viveram cinco anos no mato. Fizeram uma casa numa árvore para melhor se protegerem de leões e de outros predadores. Dormiram lá dois anos. As temperaturas, à noite, podem cair a pique. "Estávamos a sofrer muito com o frio. Construímos uma cabana na floresta." De meses a meses, noite cerrada, Njinga ia à palhota da irmã. Foi ela que lhes deu a notícia: Renamo e Frelimo tinham assinado a paz.

Os dois rapazes não eram excepção. Nos últimos anos de confrontos, muita gente se tinha refugiado dentro do parque. Havia quem caçasse só para comer, mas também quem caçasse para extrair o marfim aos elefantes e trocá-lo por armas. As maiores matanças aconteceram entre 1992 e 1994. Houve descontrolo total desde a assinatura do Acordo Geral de Paz às primeiras eleições multipartidárias, que reconduziram Joaquim Chissano. Do parque, saíam umas 60 toneladas de carne por mês.

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