Os viajantes transpõem as portas da feira e alcançam a Igreja de São Vicente, que visitam por breves minutos. À saída, esticam as pernas, sentados na escadaria branca, enquanto observam um edifício de traça antiga. Raquel desfia a narrativa hollywoodescade um capitão de armada português que sobreviveu a múltiplos naufrágios e que terminou os seus dias num palácio junto ao Mosteiro de São Vicente. Aquele é o palácio. Num truque de ilusionismo colectivo, o capitão de armada vislumbra-se a espreitar a uma janela.
O périplo está quase no fim e requer um esforço adicional para subir a Rua Voz do Operário. É no miradouro da Graça que a viagem termina. Observa-se ao longe a parte ocidental da cidade, o restaurado Martim Moniz e um troço da muralha fernandina entre os novos apartamentos da EPUL. Sara, uma professora de 32 anos, viajante naquela manhã, agradece em nome do grupo: "Não é todos os dias que viajamos pela história da nossa própria cidade."
Com o som estridente dos sinos da Igreja da Graça, Raquel e Inês descansam, com os olhos postos em Lisboa. A sua viagem só agora começou.
__
Viajar no tempo fora de Lisboa
A Time Travellers também estende a sua acção além-capital, explorando ruínas pré-históricas e romanas, castelos, palácios, mosteiros, locais de batalhas e centros históricos, um pouco por todo o país. E se o viajante tiver a ideia de fazer um percurso que não esteja disponível na página da Time Travellers, sempre poderá lançar o desafio às duas arqueólogas, que se encarregarão de pesquisar e preparar o roteiro proposto, através da modalidade "Faça a sua História". E quanto à logística, Inês Ribeiro tranquiliza: "Para as viagens de dois dias, o preço inclui transporte, alojamento, alimentação e entradas em monumentos. O cliente não tem de se preocupar com nada." O preço deste passeio por Lisboa, com a duração de 2h30, é de 15€ para os adultos e 5€ para as crianças até aos 12 anos.
Time Travellers: Site | Facebook