Dia 8
Ainda não é conhecido o programa do Citemor 2014, mas sabendo-se as datas, de 24 de Julho a 9 de Agosto, sugerimos que uma ida a Montemor-o-Velho, mesmo “às cegas”, não será em vão. Afinal, 36 anos de existência já deixam perceber o DNA deste festival de artes performativas que decorre no castelo e outros espaços da vila. Esperem-se portanto teatro, dança, vídeo, fotografia, instalações e literatura (muitas vezes em cruzamentos mais ou menos imprevistos), traduzindo a predilecção da organização por novas dramaturgias e novos criadores, nacionais e internacionais.
Dia 9
É em Olivença, Espanha (mas pouco – a verdadeira cidade ibérica, atrevemo-nos), o que significa na raia. A VII Rota Nocturna de BTT “Cidade de Olivença” convida espanhóis, portugueses e quem for por bem a juntar-se ao maior encontro nocturno da região para fãs de BTT e a percorrer cerca de 54 quilómetros, em ritmo de passeio (não tem carácter competitivo), pelas margens do grande lago do Alqueva. A ideia é mesmo desfrutar da sensação de pedalar de noite (e, antes, ao pôr do sol: arranca às 20h) por um roteiro que a organização chama “da água”, uma vez que além do Alqueva se percorrerão os caminhos do rio Olivença, atravessando San Francisco de Olivenza até chegar a Villareal, nas margens do lago.
Enquanto se pedala por terras extremeñas, em Barcelos corre-se. Às 22h do dia 9 de Agosto começa a Galo Night Run, dez quilómetros em percurso urbano que passa por vários monumentos da cidade. Antes, às 21h, há uma mega-aula de zumba; depois, às 23h30 — haja fôlego! — uma after party.
Em Ponte de Sôr, sem sair do anfiteatro da zona ribeirinha, viaja-se por Portugal, Cabo Verde, Itália, França e Espanha através o Festival Sete Sóis Sete Luas. Vibra-Sóis é o nome desta produção com alma mediterrânea que viaja também pelas mornas cabo-verdianas, juntando-as às tarantelas, à tradição occitana e, claro, ao fado. A partir das 21h30 no dia 9.
Dia 10
Regatas várias (de vela ligeira, de cruzeiro e até de botes baleeiros), pesca desportiva, caiaque, remo, jet-ski, pólo aquático e natação. Estes são algumas dos eventos (entre provas e passeios) que fazem parte do programa da Semana do Mar, que chega dia 10 ao fim na Horta (Faial), depois de dez dias de mar (e não só: música, folclore, exposições e gastronomia também estão incluídas neste que é o principal cartaz turístico da ilha). Para o último dia, fica a prova de pesca desportiva de costa e a sempre muito aguardada Regata do Canal, prova de vela de cruzeiro. Seguem-se entregas de prémios e a música, com grupos tradicionais locais.
Anda numa volta a Portugal, esta corrida que virou moda e divertimento. The Color Run chega dia 10 a Portimão e a partir das 16h começam o que a organização chama de “os cinco quilómetros mais felizes do planeta” — mais coloridos serão, certamente.
Festas populares em Agosto há-as por todo o país, todas as semanas e muitas têm como participantes mais entusiastas os emigrantes que regressam a casa para as “férias grandes”. Vai daí que Ferreira do Zêzere organize anualmente a Festa do Emigrante. Este ano começou no dia 8 e termina dia 10. Além das tasquinhas, bancas de artesanato e feira do livro, o último dia tem concertinas e folclore; à noite, grupos locais encarregam-se do encerramento das festividades.