Dia 22
Anuncia novidades, mas ainda não foram divulgadas. No entanto, sabe-se o que se espera desta terceira edição da Dark Sky® Party Alqueva, dias 22 e 23 de Agosto em Monsaraz — antes de mais, muita astronomia ou não estivéssemos numa Reserva Dark Sky, local privilegiado para deixar que o céu e as estrelas tomem conta do mundo, como se não houvesse nada mais. Porque é essa a sensação nas margens da albufeira do Alqueva quando a noite cai e pomos os olhos no céu: não conseguimos fugir ao encantamento do lençol escuro habitado por milhões de pontos luminosos. A festa — tal como a Reserva Dark Sky — não é apenas noctívaga. Durante as tardes haverá palestras, workshops, exposições e observações do sol; à noite, novamente todos os olhares se dirigem para o céu, em observações astronómicas e astrofotografia.
Dia 23
A romaria das romarias: a maior e a mais típica. É assim que a Romaria da Senhora da Agonia coloca Viana do Castelo na rota das paragens incontornáveis do Verão português. São milhares os visitantes que vêm testemunhar a devoção das gentes de Viana à Senhora da Agonia, invocada pelos pescadores para pedir protecção e agradecer a benevolência em alturas de tempestades e naufrágios. Cinco dias (de 20 a 24) cheios de procissões (incluindo no rio Lima e no mar) e desfiles, a ribeira ornamentada de tapetes floridos e os céus iluminados por fogo-de-artifício grandioso, gigantones e cabeçudos, concertinas e bombos, produtos locais e artesanato. 23 é dia de etnografia, com cortejo etnográfico e festa do traje que trarão para a rua as imagens mais icónicas das festividades e da própria cidade: a lavradeira vestida de cores fortes e de cabelo meio coberto, com o ouro feito obras de arte de autêntica filigrana a pender no peito e nas orelhas — no fundo, a imagem tradicional da mulher minhota. Este ano o tema são os 500 anos do nascimento do Frei Bartolomeu dos Mártires.
Dia 24
Há quem diga que vem dos tempos de D. Sancho I, mas apontam para D. João I como o fundador da Feira Franca de Viseu, actual (desde o reinado de D. Manuel I) Feira de São Mateus. Esta é a versão da organização da feira, que atira a criação da feira para 1392: 622 anos de vida que a tornam na mais antiga da Península Ibérica. Idade à parte, é um dos cartazes turísticos da cidade, quase um ecossistema à parte que a transforma durante um mês (este ano de 8 de Agosto a 14 de Setembro) num arraial com várias caras. Porque a feira no sentido mais restrito da palavra é agora apenas um dos componentes do certame, onde se destaca o aspecto cultural, que engloba uma série de concertos, espectáculos e animações de rua. Mas esperem-se competições de pesca, passeios de bicicleta, eventos equestres, provas de atletismo num programa ainda por revelar. Este ano, o Viseu Lounge assume-se como uma porta aberta para a promoção da cidade.
Dia 25
À beira-mar para ver os melhores do mundo a domarem ondas deitados numa prancha: o Sintra Portugal Pro está na Praia Grande. Entre 22 e 28 de Agosto, a Praia Grande torna-se a capital mundial do bodyboard com a única prova que integra o circuito mundial da Associação Internacional de Bodyboard (IBA) realizada na Europa. Homens e mulheres vão competir nas ondas que se desenham dentro do Parque Natural de Sintra-Cascais e que são uma das mecas da modalidade durante o ano inteiro.