Dia 1
Vai na sua 15.ª edição e pela primeira vez levanta arraiais e dá um salto até à cidade, Miranda do Douro, para um aquecimento. Não é por isso que o Intercéltico de Sendim perde a sua identidade folk, com raízes profundas nas sonoridades do mundo celta. Isso está patente a 1 de Agosto, primeiro dia já no Parque das Eiras de Sendim, que vai ter Calum Stewart & Heikki Bourgault vindos da Escócia, nação irredutivelmente celta, numa noite em que os Galandum Galundaina iniciam, em casa, as celebrações dos 20 anos de carreira. Dia 2, os míticos Celtas Cortos, banda incontornável do folk-rock, tomam conta do palco que será celta-ibérico, com Cahórnega a fechar. Grupos de gaiteiros e pauliteiros pelas praças e ruas, apresentação de discos e de livros e a omnipresente Taberna dos Celtas para terminar as noites, Sendim é por estes dias uma festa folk.
Em Penafiel, na Quinta do Lobo Branco, comemora-se o fim do Verão — celta, bem entendido. O Festival da Paz estreia-se sob esse pretexto, propondo três dias (1 a 3 de Agosto) zen, onde a festa também tem lugar. Meditação, terapias alternativas, trance dance, capoeira, “cozinha do amor” (natural), permacultura, sauna sagrada, fire walking, música ao vivo, dança, palestras e actividades infantis são algumas das propostas.
Em Lagos, outra estreia, a da Feira das Almas, que sai de Lisboa até ao Algarve para uma edição especial. Os ingredientes são os de sempre: artigos vintage e em segunda mão, novos designers, performances, concertos, exposições, petiscos e concertos — uma proposta alternativa aos areais.
Dia 2
Depois de oito anos ausente, o Festival de Vilar de Mouros, o mais antigo português, regressa em 2014. Dia 2 de Agosto é o último dia (arranca a 30 de Julho) e tem como grande atracção o britânico Tricky. Nas margens do rio Coura vão passar ainda Deolinda, Xutos & Pontapés e Guano Apes.
Entretanto, os Açores recebem o seu primeiro festival de música electrónica na ilha de São Miguel. O Santana Fest termina dia 2, depois de três dias em que Rabo de Peixe (na Ribeira Grande) terá noites brancas e dançantes.
Por estes dias, as estradas da Madeira serão invadidas pelos carros do Rally Vinho da Madeira, que no segundo dia de provas andará pelas zonas do Funchal, Chão da Lagoa e Santana.
Dia 3
Têm mais de um século de história, acontecem sempre no primeiro fim-de-semana de Agosto e dia 3 têm o seu ponto alto, com a procissão em honra de São Gualter. As Festas Gualterianas são cartaz turístico de Guimarães e um bom pretexto (mais um) para visitar o “berço” nacional, Património da Humanidade. Além das actividades religiosas, as festas oferecem um cartaz de eventos intenso (música ao vivo, cortejos históricos e fogos de artifício, por exemplo).
Porque o Algarve não é só praia, a Feira do Livro de Tavira, que chega dia 3 ao fim, é uma boa alternativa; e porque o Algarve é sobretudo praia, a feira é um bom complemento e o local ideal para encontrar leituras para os longos dias junto ao mar.
Junto ao mar, mas na praia da Foz do Sisandro (Torres Vedras), acontece dia 3 uma aula de zumba. A moda deste misto de aeróbica e dança promete juntar no areal uma multidão ao som de ritmos latinos, para começar bem o dia (é às 10h30).