Fugas - Viagens

  • DR/Kirill Neiezhmakov
  • Kirill Neiezhmakov no teleférico do Parque das Nações
    Kirill Neiezhmakov no teleférico do Parque das Nações DR/Kirill Neiezhmakov
  • DR/Kirill Neiezhmakov
  • DR/Kirill Neiezhmakov
  • DR/Kirill Neiezhmakov
  • DR/Kirill Neiezhmakov
  • DR/Kirill Neiezhmakov
  • DR/Kirill Neiezhmakov
  • DR/Kirill Neiezhmakov
  • DR/Kirill Neiezhmakov

Kirill apontou a câmara a Lisboa e Sesimbra e hipnotizou Portugal e o mundo

Por Luís J. Santos

Não é só o país. O mundo está de olhos postos em "Portugal Time-Lapse in Motion", vídeo viral que nos mostra uma "hipnotizante" Lisboa "como nunca a vimos" e nos mergulha também em Sesimbra.

É apenas um pequeno vídeo de três minutos dedicado a Lisboa e Sesimbra mas é também um passo de gigante para a promoção de Portugal. O vídeo, utilizando técnicas fotográficas de sequências temporais, foi criado por Kirill Neiezhmakov e tem feito o pleno mediático, tanto pelo país como um pouco por todo o planeta.

Pela net, bastam alguns exemplos para fazer o resumo: "Um Portugal tão hipnotizante assim nunca tínhamos visto (timelapseitalia.com), "Sinta-se hipnotizado por um Portugal em movimento como nunca viu” (reddit.com), "Se nunca pensou visitar Portugal, vai querer fazê-lo depois de ver isto" (kuriositas.com), "Portugal é lindo e este hyperlapse prova-o" (pixable.com), "A ponderar uma viagem a Portugal? Depois de veres este vídeo, ficarás sem dúvidas e completamente convencido" (canalviajes.com), "Portugal de tirar o fôlego" (shockmansion.com), "Relaxe e inspire-se para viajar até Portugal depois deste sensacional hyperlapse" (overdrivebrasil.com.br).

"Portugal Time-Lapse in Motion" foi filmado em Maio, quando Kirill, que nasceu na Polónia e vive na Ucrânia, esteve em Portugal para receber o prémio de Melhor Timelapse no Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival (por "Moscow Night"). O festival decorreu em Sesimbra e o artista passou mais uns dias por cá para filmar Lisboa e a vila que o acolheu.

No vídeo, leva-nos pelos céus, pelo mar e pelo rio, conseguindo imagens marcantes da ponte sobre o Tejo ou Cristo Rei, Belém, Parque Eduardo VII, Rossio, Castelo e Baixa, Parque das Nações ou mesmo, por estes lados, num "mergulho" deslumbrante no Oceanário, passando ainda pela Arrábida e Sesimbra. Enquanto isso, ouve-se uma remistura do tema "World Looking In" dos Morcheeba.

A obra soma milhares de visualizações por dia: publicado a 12 de Agosto, ultrapassou as 180 mil visualizações numa semana no canal Vimeo - aliás, foi logo destacado pela equipa do Vimeo, que lhe atribuiu a marca "Staff Pick". Está também publicado no canal do autor no YouTube.

Considerado um dos melhores realizadores de filmes utilizando as técnicas de "hyperlapse" e "timelapse", Kirill contou com o apoio no terreno de Francesco Cerruti, fotógrafo português de ascendência italiana, responsável pelo projecto Timelapse Portugal.

"Gosto muito deste local e as pessoas são simpáticas", diz Kirill na sua página. A obra também nasceu por incentivo de Carlos Sargedas, director do festival Finisterra. "Desafiei alguns dos realizadores premiados a fazer um vídeo promocional onde incluísse Sesimbra (local onde decorre o festival) e incluí-lo num vídeo sobre Lisboa. Este é o segundo de uma série que irei receber", explica Sargedas em mensagem no Facebook.  

"Este conceito de timelapse é nas mãos deste jovem de grande criatividade um produto de grande qualidade e que revoluciona todo um conceito de promoção turística dos videos institucionais há muito ultrapassados", comenta ainda o responsável, salientando que "fez mais este vídeo de três minutos numa semana que muitos têm feito nos últimos anos".

--%>