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Ryanair anuncia mais seis rotas em Lisboa, a 'nova' Barcelona

Por Fugas

Lisboa pode vir a "substituir Barcelona como um dos mercados com maior movimento de turistas na Europa", comentou o patrão da Ryanair, Michael O'Leary.

A Ryanair anunciou nesta terça-feira, em conferência de imprensa realizada em Lisboa, o lançamento de mais seis ligações à Portela na próxima temporada. Num encontro em que paricipou o CEO da empresa, Michael O'Leary, foram confirmados voos para Roma e Milão (Itália), Varsóvia (Polónia), Hamburgo e Bremen (Alemanha) e Eindhoven (Holanda).

Além dos novos destinos, a Ryanair avançou ainda com o reforço de rotas como Porto, Londres, Manchester e Pisa. Em relação à ligação doméstica Porto - Lisboa, a empresa já tinha adiantado que, a partir de Outubro, iria aumentar o número de voos, passando a realizar a ligação diariamente e duas vezes por dia, de manhã e à noite (até agora, era apenas horário matinal de segunda a sexta).

Já Londres passa de dois a três voos diários, Manchester de quatro para cinco semanais, Pisa de dois para três. No campo das novidades, Roma, Milão e Hamburgo terão um voo diário cada. Para Bremen e Eindhoven estão previstos três voos semanais.

Entre os novos destinos lisboetas, surge em grande destaque a rota Varsóvia, que terá dois voos semanais. Uma novidade da aguerrida Ryanair que, como se vê, não deixa passar em claro o facto da Wizz Air, a "outra" grande low cost da Europa, estar a preparar a estreia em Lisboa: já anunciou a chegada para a próxima Primavera, precisamente com voos rumo a Varsóvia (e em seguida também para Budapeste).

Quanto a preços, as rotas deverão seguir o esquema habitual da "low cost", com passagens com preços promocionais desde cerca de 20 euros. Apenas Varsóvia não surgia ainda na listagem online de voos disponíveis.

Lisboa, que se tornou em Abril a terceira base aérea portuguesa da Ryanair, passa assim a contar com 16 rotas garantidas pela companhia e, segundo informações da própria, o novo mapa aéreo permitirá transportar 1,75 milhões de passageiros por ano, um número que poderá representar cerca de 1750 empregos.

Lisboa, nova Barcelona

Durante a apresentação das novidades, em que foram também confirmados mais dois aviões dedicados a Portugal, O'Leary fez questão de salientar, segundo a Lusa, que "Portugal é um mercado muito importante para a Ryanair" e que "Lisboa tem um enorme potencial turístico".

O carismático patrão da "low cost" sublinhou ainda que a capital portuguesa tem "potencial para aumentar o tráfego e o turismo". Na sua opinião, Lisboa "tem capacidade" para vir a "substituir Barcelona como um dos mercados com maior movimento de turistas na Europa".

"Lisboa é a capital por descobrir no turismo europeu", garante, sublinhando que a considera "ideal para casais e famílias, porque tem um tempo magnífico, óptima gastronomia e muita história". "Mais e mais pessoas de toda a Europa virão passar o fim-de-semana e as férias em Lisboa", profetiza O'Leary.

Em Portugal, a Ryanair - que voa para Lisboa, Porto e Faro -, soma cerca quatro dezenas de rotas (metade delas na Invicta) e seis milhões de passageiros anuais. Segundo o O'Leary, dentro de três anos esperam atingir os "12 milhões de passageiros e ultrapassar a TAP". Na conferência, o presidente executivo da empresa sublinhou ainda o interesse em voar para os Açores e Madeira.

Entretanto, a tempo de assinalar as novidades em Lisboa, a empresa lançou uma das suas tradicionais campanhas de bilhetes, com preços, no caso das rotas portuguesas, que vão desde 14,99 euros (Lisboa - Porto), 19,99 euros (Roma, Hamburgo, Londres, Bruxelas, Paris e muitos mais), 22,99 euros (Milão e Bremen) ou 25,99 euros (Eindhoven, Frankfurt).

Hoje, também, a empresa confirmou a sua programação para o Algarve, com Faro a disponibilizar 27 rotas. A novidade aqui passa apenas pelo aumento de frequências de e para East Midlands (passa de 10 voos por semana para 14). Pelo aeroporto algarvio, a empresa espera contar com 1,6 milhões de passageiros.

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