Do cimo do cerro já se avista o curso de água e a barragem do Fratel. As vistas panorâmicas antecedem a descida acentuada até ao leito do rio, que porá à prova os participantes menos habituados a estas andanças. Chegados à margem, é percorrer os três quilómetros de piso empedrado até Barca da Amieira, onde pequenas embarcações faziam em tempos a travessia.
O muro de sirga corre paralelo ao Tejo, acompanhando o ondular submisso do rio entre o vale xistoso. Foi outrora essencial à navegação até Vila Velha de Ródão, para rebocar os barcos a partir da margem, utilizando grossos cabos de sisal, que deram origem ao nome destes muros. Hoje em dia, faz parte do Trilho das Jans, que terminamos no parque de merendas. O final bucólico merecido, antes do regresso à Linha da Beira Baixa e à agitação do dia-a-dia lisboeta: café acabado de fazer numa garrafa de gás portátil, vista sobre o calmo Tejo, uma leve névoa de final de tarde a dissipar a luz dourada do sol já escondido atrás das encostas de pinheiros.
Escapadinha de Comboio Lisboa-Marvão-Lisboa
O próximo programa de fim-de-semana decorre a 13 e 14 de Dezembro, com viagem de comboio regional pela Linha da Beira Baixa, visita aos castelos de Almourol, de Marvão e de Vila Velha de Ródão e estadia na Train Spot Guesthouse. Custa 180€ por pessoa, incluindo viagens, refeições, visitas e estadia. As inscrições (mínimo de 7 participantes e máximo de 16) terminam a 8 de Dezembro.
Dormir
Train Spot Guesthouse: Dormir sobre carris