Fugas - Viagens

Continuação: página 7 de 7

Luleå (Like), Gammelstad (Like)

Onde dormir

Localizado no meio de uma floresta e a uns três quilómetros do centro da cidade, o SVIF Vandrarhem Kronan (www.vandrarhemmetkronan.se), em Kronan, é o lugar mais barato para dormir. Um quarto, em dormitório, custa 175 coroas, mas também pode optar por um single (270) ou um duplo (390). De momento, encontra-se encerrado para obras de restauro mas abrirá as portas ao público muito em breve. Qualquer autocarro com destino a Kronanomrädet o deixa a meia dúzia de passos do hostel. Outras opções passam pelo mais bem localizado Citysleep (www.citysleep.se), na Kyrkogatan, 16, que cobra 250 coroas por cama em dormitório (terá de fazer reserva através da Internet para obter um código que lhe permita entrar porque não existe recepção) ou pelo mais sumptuoso em toda a cidade, o Elite Luleå (www.lulea.elite.se), na Storgatan, 15, um espaço com mais de cem anos de existência que oferece descontos durante os fins-de-semana.


A visitar

Se visitar Luleå, não deixe de dar uma espreitadela a alguns dos tesouros do arquipélago com o mesmo nome, como a ilha de Kluntarna, rica em animais, com uma natureza exuberante, alguns vestígios do passado e pitorescas aldeias de pescadores. Em Småskär, encontrará a mais antiga capela do arquipélago, em Junkön um moinho do século XVI, em Sandön a bonita praia de Klubbviken Bay e, em Rödkallen, um farol de finais do século XIX. Hindersön, habitada desde 1500, é a única ilha onde os agricultores continuam a cultivar as terras, dividindo o espaço com os pescadores.


Informações

Os cidadãos portugueses apenas necessitam de passaporte ou cartão de cidadão para visitar a Suécia. Uma coroa sueca corresponde a 1,2 euros.

 

 

--%>